O prefeito Luciano Almeida anunciou hoje, 05/07, o projeto final para revitalização e modernização total da praça José Bonifácio, localizada no Centro de Piracicaba. O objetivo é ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da região, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, Acipi, Danpower, ElringKlinger, Pacaembu e Velvet (Jottapar).
O edital de licitação deve ser lançado em breve, contendo todas as informações para a contratação da empresa que fará as obras de revitalização. A proposta de requalificação da praça José Bonifácio vem para atender a demanda e incremento dos serviços de lazer e comércio na região.
“Esse é um projeto muito esperado. A revitalização da praça, que será total e esperamos iniciar as obras o quanto antes, vai trazer mais vida para o Centro, transformar em um lugar bonito e bem visitado. Executamos esse projeto em conjunto com a Acipi, que é uma grande parceira, sempre disposta e participativa para elaborar projetos em favor da cidade, assim com os demais parceiros do Masterplan”, destacou o prefeito.
A intenção, segundo o prefeito, é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos.
“Faremos diversas melhorias na praça, como levantamento e troca de piso, iluminação de LED e projeto paisagístico, sem supressão de árvores, mantendo as que já existem no espaço. A praça vai ficar linda, como Piracicaba merece”, completou Marcio Marino, titular da Semozel.
Além da Praça José Bonifácio, o Masterplan integra também um pacote de obras de revitalização, melhorias e modernização, contemplando ainda a instalação de ciclovias, desassoreamento e limpeza do rio Piracicaba, já em andamento, e chamamento para aluguel de patins e bicicletas elétricas.
O PROJETO – O projeto de modernização considera uma área total de 55.835 metros quadrados e foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito. Também contou com um estudo ambiental das árvores que estão no espaço, considerando graus alto e médio das que possuem algum risco de queda e as saudáveis, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça.
As propostas são de revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antônio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso na rua Boa Morte, ampliação das vagas de estacionamento, criação de corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.
ACESSIBILIDADE – Tendo em vista a legislação vigente, o projeto também prevê adequações de acessibilidade, como instalação de piso tátil de alerta perceptível para pessoas com deficiência visual e sanitários com barras de apoio nas paredes e nas portas.