Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeito Helinho discute adesão aos programas estaduais UniversalizaSP e Integra Resíduos

Em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, na tarde de hoje, segunda-feira, 24/03, em Santa Bárbara d´Oeste, o prefeito de Piracicaba conheceu as ações oferecidas pelo Estado aos municípios

Por CCS / Publicado em 24/03/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grupo de pessoas, a maioria homens, em pé lado a lado, sorrindo para a câmera. Eles parecem estar em um ambiente interno, possivelmente um escritório ou sala de reuniões, com paredes claras e uma janela grande ao fundo mostrando vegetação. As pessoas estão vestidas de forma casual, com camisas de botões e calças sociais predominando. Há pelo menos duas mulheres no grupo, uma delas usando uma blusa verde. Vários dos homens estão usando crachás ou etiquetas com logos. O foco principal está no grupo central, com outras pessoas menos nítidas no fundo. A atmosfera parece amigável e informal, como um encontro ou evento social. A imagem é bem iluminada e a qualidade é boa, permitindo a identificação dos rostos e expressões faciais dos indivíduos. O tom geral da imagem é positivo e acolhedor.
Prefeito Helinho Zanatta, govenador Tarcísio de Freitas ao lados de prefeitos da região e representantes da Ares PCJ

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, participou na tarde de hoje, segunda-feira, 24/03, da reunião de trabalho sobre a adesão aos programas UniversalizaSP e Integra Resíduos, ambos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo. O encontro, que ocorreu em Santa Bárbara d’Oeste, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e de prefeitos de outras 30 cidades da região.

O UniversalizaSP prevê que o Estado apoie tecnicamente os municípios que operam os serviços de saneamento básico, por meio de autarquias e/ou serviços municipais, a estruturarem modelagens que auxiliem as prefeituras a antecipar as metas de universalização; a regionalizar a prestação dos serviços; a incentivar a modicidade tarifária e a atender as áreas rurais e núcleos urbanos informais.

A imagem mostra uma coletiva de imprensa ou evento semelhante do governo do estado de São Paulo. Um homem está falando em um púlpito, e há várias outras pessoas sentadas em cadeiras na frente de um painel com o logotipo do governo do estado de São Paulo repetido várias vezes. Há também uma plateia de pessoas assistindo. O evento parece ser formal, com os participantes vestidos de forma profissional. A imagem sugere uma apresentação ou anúncio oficial por parte do governo. Não há informações adicionais sobre o conteúdo específico da apresentação ou a identidade das pessoas presentes, além do que é visível na imagem.
Governador Tarcísio de Freitas também destacou a importância de se planejar investimentos em saneamento e meio ambiente nos municípios com apoio do Estado

Helinho Zanatta reforçou a importância da reunião. “O programa do Estado tem como objetivo antecipar as metas de universalização do Novo Marco de Saneamento, por meio de apoio técnico aos municípios. Ou seja, ele está nos oferecendo gratuitamente um estudo de viabilidade de realização de projetos para melhoria do saneamento da cidade, de forma gratuita, assim possibilitando escolher as melhores opções diante da nossa realidade e buscar recursos para a realização destes projetos. Piracicaba precisa dessa ajuda e receber este apoio do Estado vem em boa hora, uma vez que a cidade está há muitos anos sem investimentos necessários que revertam o cenário que temos hoje, com mais de 50% de perda de água”, enfatizou.

Tarcísio de Freitas reforçou que a ideia do UniversalizaSP é tentar construir arranjos que possibilitem tirar o máximo proveito da proximidade entre municípios e uso de bacias hidrográficas. “Vamos construir arranjos e projetos onde a gente possa, por exemplo, trazer a iniciativa privada por meio de concessões ou parcerias para que isso seja rentável e otimize recursos públicos”, afirmou.

Natália Resende, secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, enalteceu que a pretensão do governo é o de antecipar as metas do Marco do Saneamento e a prestação dos serviços com qualidade. “A ideia é que, em conjunto com os municípios, estruturemos concessões ou PPPs que garantam a sustentabilidade dos negócios, a longo prazo”, explicou.

A imagem mostra uma apresentação em uma sala de conferências. Há um projetor exibindo um slide com o título "4 Próximos Passos" e uma lista de itens, aparentemente relacionados a um processo de licitação ou projeto de infraestrutura. Os itens incluem: contratação de consultoria especializada para estudos de viabilidade, modelagem preliminar e preparação de documentos, realização de audiência e consulta pública, revisão da modelagem com contribuições recebidas, e publicação dos editais de licitação. A sala está cheia de pessoas sentadas em cadeiras, presumidamente assistindo à apresentação. Duas mulheres estão na frente, uma delas falando ao microfone, provavelmente a palestrante. Há também alguns homens sentados na mesa, que podem ser os apresentadores ou membros da equipe. O fundo da sala é decorado com um banner com o logotipo do estado de São Paulo repetido várias vezes. A imagem sugere uma reunião formal, possivelmente governamental ou relacionada a um órgão público, dado o logotipo e o conteúdo da apresentação. A atmosfera parece calma e atenta.
A secretária de Estado, Natália Resende, explicou aos prefeitos da região o funcionamento dos projetos UniversalizaSP e Integra Resíduos

Na oportunidade, também foi apresentado o Programa Integra Resíduos aos prefeitos da região. Esta ação tem como foco primordial aprimorar a gestão dos resíduos visando ao atendimento às necessidades regionais e locais de manejo de resíduos sólidos urbanos, em todo seu ciclo, até a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos, por meio de projetos sustentáveis sob os aspectos econômico, social e ambiental. “Nesse contexto, o Estado assume o compromisso de contribuir para a estruturação de projetos sustentáveis, esses projetos são delineados considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais em todas as etapas da cadeia de gerenciamento de resíduos sólidos”, completou Natália.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.