Prefeito Gabriel Ferrato recebe prêmio Respeito à Diversidade e Cidadania LGBT
O prefeito municipal Gabriel Ferrato foi homenageado na noite desta quinta-feira, 05, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, com o prêmio Respeito à Diversidade e Cidadania LGBT de Piracicaba e Região, que chegou a sua terceira edição. O prêmio é concedido bienalmente a pessoas físicas ou jurídicas da sociedade civil organizada, poder público e setor privado que se destacaram em ações em prol da causa LGBT.
Além de Ferrato, receberam a honraria a secretária de Turismo, Rose Massaruto, o secretário de Governo, José Antonio de Godoy, o juiz Wander Pereira Rossetti Júnior, o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o prefeito de Limeira, Paulo Hadich, a coordenadora de DST/Aids de Rio Claro, Neide Heloisa Outeiro Pinto, e a secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Heloisa Gama Alves. A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, e Moisés Taglietta, coordenador do programa DST/Aids da Secretaria de Saúde do município, foram os padrinhos do evento.
A cerimônia abriu oficialmente o Encontro Estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que acontece na cidade até o dia 8/11, domingo. O Encontro tem como tema central O Tempo não Para: Educando para a Saúde do Jovem com Arte e Cultura e vai acontecer em espaços diversos, como o Teatro Erotídes de Campos, Sesc e Hotel Nacional Inn. Na pauta são discutidas questões, como as vulnerabilidades da juventude, família, educação, cultura, saúde, segurança, mercado de trabalho, entre outras, com especial atenção à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero.
No dia 08/11, domingo, também acontece a 9ª Parada LGBT, com concentração a partir das 14h, na Praça São Vicente de Paulo, no cruzamento das avenidas 31 de Março e Independência. Às 16h, os participantes seguem até o Engenho Central, onde ocorrem os shows. Entre as atrações, estão DJs, como Paulo Pringles, Paulo Jorge e Lucas Santos, e a banda Uó. Mais informações podem ser conferidas na página da Parada no Facebook.
A realização é da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) e Fórum Paulista LGBT, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Setur (Secretaria Municipal de Turismo), Secretaria Municipal de Saúde, Semtre ( Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Secretaria de Governo, Comunicação Social, Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) e Guarda Civil, e do Sesc. O Governo do Estado também apoia a iniciativa.
SERVIÇO – Encontro Estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT, entre os dias 5 e 8/11 e 9ª Parada LGBT, dia 08/11, com concentração na praça São Vicente de Paulo (cruzamento das avenidas 31 de março e Independência), a partir das 14h, e shows no Engenho Central. Gratuitos. Mais informações nas páginas dos eventos no Facebook.
