O prefeito Gabriel Ferrato foi homenageado na noite de quinta-feira, 13/10, durante sessão solene referente aos 10 anos de ESALQTec Incubadora Tecnológica. O evento aconteceu no auditório do Parque Tecnológico de Piracicaba.
A comemoração ocorreu durante a 59ª Semana Luiz de Queiroz, evento realizado pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), que tem como objetivo congregar alunos, professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais.
Em seus dez anos, a Incubadora tem muito a celebrar: em um ano, atingiu sua maior marca em número de empresas – 30 – e dobrou esse número, chegando hoje a 67 empresas.
A homenagem ao prefeito Gabriel Ferrato foi um reconhecimento ao apoio dado pela Prefeitura ao projeto AgTech Valley, empresa que colocou Piracicaba no mapa do agronegócio mundial. “O AgTech Valley é inspirado no Vale do Silício, localizado na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, onde estão reunidas as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Facebook, Google e Apple. Fico satisfeito por ter colaborado com mais essa parceria”, afirma Ferrato.
HISTÓRIA – Idealizada pela Esalq/USP e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), a ESALQTec Incubadora Tecnológica abriga projetos de inovação tecnológica do agronegócio, criando um ambiente favorável para que estes se iniciem, se desenvolvam e se concretizem.
A ESALQTec foi berço de empresas que, agora, são destaque no mercado, como Delta CO2, AgroSafety e Promip.
As empresas ligadas à ESALQTec atuam em diversas áreas do agronegócio: tecnologia de produção agrícola e animal, análises, meio ambiente, energia renovável, agricultura digital, biotecnologia, insumos, máquinas e equipamentos, pecuária, inteligência de negócios, florestal, alimentos e outros.