Prefeito encaminha projeto de Regionalização do serviços do Samu para a Câmara
O Prefeito Gabriel Ferrato encaminhou, nesta quinta-feira (05), para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para Regionalização dos serviços prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O projeto da Secretaria Municipal da Saúde, que foi aprovado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite), prevê que o município de Piracicaba passe a receber pelos serviços prestados às oito cidades que aderiram ao convênio (Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra, Charqueada, Capivari, Rio das Pedras, Saltinho, Rafard e Elias Fausto).
Com a aprovação da Câmara, além do serviço de transporte realizado pela Unidade de Suporte Avançado (USA), os municípios conveniados terão apoio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).
“Charqueada e Capivari passam a contar com ambulâncias descentralizadas e estarão ligadas ao 192, recebendo regulação médica 24 horas. Ao ligarem, os munícipes das duas cidades serão redirecionados para Piracicaba que passrá as orientações necessárias e encaminhará ou uma Unidades de Suporte Básico (USB) ou uma USA”, explica a enfermeira do SAMU, Maria Cristina Marcos Colonnese.
Desde seu início, em 2004, o SAMU Piracicaba realiza ações regionais, atendendo aos municípios que fazem parte da microrregião, seja em ocorrências nas rodovias, apoio ao Corpo de Bombeiros, concessionárias ou Polícia Rodoviária, como também no transporte pré-hospitalar secundário e interhospitalar, além da regulação dos leitos de urgência.
Com a regionalização deverão ser contratados mais cinco motoristas, cinco enfermeiros e médicos para cobrir 60 plantões por mês (o número de médicos será definido).
“A implantação do Samu Regional é de grande importância para Piracicaba, pois se transforma em pré-requisito para o município buscar verbas de custeio aos outros componentes da rede de urgência (REU) como, por exemplo, para UPAs, Complexo Regulador e Pronto Socorro Hospitalar”, afirma Ferrato.
SAMU
Atualmente, o Samu Piracicaba tem uma frota circulante de seis USB e uma USA. Há também viaturas de reservas (uma USA e seis USB), que são ambulâncias que não possuem equipe tripulante para funcionamento. São consideradas Unidades de Suporte Avançado as ambulâncias UTI, que estão equipadas com desfibrilador e respirador e são tripuladas por condutor habilitado em suporte básico de vida e APH (Atendimento Pré Hospitalar) básico, enfermeiro e médico especializado em suporte avançado de vida. As USB são ambulâncias equipadas com desfibrilador externo automático (DEA) e tripuladar por condutor e técnico de enfermagem, ambos especializados em suporte básico de vida e APH básico.
O quadro de recursos humanos do Samu é composto por 23 auxiliares e técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros, um enfermeiro no NEU (Núcleo de Educação em Urgência), 24 condutores socorristas, 15 médicos, 16 TARMs (Técnico Auxiliar de Regulamentação Médica) e ROs (Rádio Operador) – incluindo os da Central de Vagas, que é o APH Secundário –, dois administrativos, um coordenador geral e diretor técnico, uma coordenadora de enfermagem, uma coordenador administrativo e uma diretor clínico.
