O prefeito Barjas Negri realizou na manhã de hoje (28/07) visita técnica ao Hospital Regional, acompanhado por uma comitiva de vereadores de Piracicaba. O objetivo foi mostrar a dimensão da unidade, apresentar um histórico da obra e acompanhar o trabalho de instalação de parte do sistema de climatização, exigido pelo Governo do Estado.

Após essa última etapa, do ar condicionado, prevista para encerrar no dia 8 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde assumirá definitivamente a responsabilidade de colocar o Hospital Regional em funcionamento ainda este ano, como afirmou o governador Geraldo Alckmin, em visita recente a Piracicaba.

“Está agendada uma visita técnica com o Secretário da Saúde, do Estado, Davi Uip, para o dia 10 de agosto. Se não for apresentada nenhuma nova objeção, estará dado o último passo antes do início das instalações do Hospital Regional”, afirmou Barjas Negri, ao demonstrar que o governo municipal cumpriu com todas as suas obrigações para viabilizar a parte física da unidade, na qual foram investidos R$ 85 milhões.

Barjas Negri disse também que, em conversa com Geraldo Alckmin, obteve a informação de que estão em fase avançada as negociações para que a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) assuma a gestão do Hospital Regional. Estive em São Paulo e conversei com Davi Uip a respeito e logo em seguida estive também na Funcamp para me certificar de que as coisas estão andando”, observou o prefeito.

O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, destacou que todas as etapas da construção foram acompanhadas de um engenheiro da Unicamp, “a fim de colocar a instituição a par do processo e atender às exigências da Funcamp, para ela assumir esta unidade”, afirmou.

Aos vereadores, Barjas falou que o hospital tem capacidade para resolver grande parte da demanda por leitos hospitalares na região. “O DRS-X é uma das regiões com menor índice de leitos hospitalares do estado. Enquanto no estado a média é de 1,2, estamos com apenas 0,89 leitos para cada mil habitantes. Como os novos leitos do HR [126 previstos para a primeira etapa, em sua capacidade plena], vamos melhorar muito”.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, disse que se trata de um projeto ousado. “O HR tem estrutura linear, sem fluxo cruzado, com luz natural e muita área verde. Além da economia, isso ajuda muito na recuperação do paciente”, explicou.

O vereador Ary Pedroso Júnior (SD) lembrou que esteve em todas as reuniões que definiram a dimensão do hospital. “Todos sabemos o quanto Barjas Negri já fez pela cidade em infraestrutura pública. Mas eu disse ao prefeito, logo na primeira reunião, que certamente seu nome ficará marcado na história pela construção do Hospital Regional”, concluiu.