Portal do Município de Piracicaba

Prefeito e secretários visitam Programa Redenção em São Paulo

Por Comunicação Social / Publicado em 21/10/2022
Tempo de leitura: 5 minutos.

Prefeito Luciano Almeida, Alexis Vargas e representantes da Assistência Social, Saúde, Guarda Civil de Piracicaba, durante apresentação do Programa Redenção

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, os secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, e de Saúde, Filemon Silvano, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Nunes, estiveram na quarta-feira, 19/10, em São Paulo capital para conhecer o Programa Redenção, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

O Programa Redenção é uma política pública que integra ações de saúde, assistência social, trabalho, direitos humanos, segurança pública, zeladoria e requalificação urbana, implementada no âmbito da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas.

O programa foi apresentado pelo secretário executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, e sua equipe, que compartilharam experiências sobre as ações integradas e implementadas por meio do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) para o acompanhamento, tratamento e encaminhamentos necessários ao público-alvo.

Durante a reunião, o prefeito Luciano Almeida expôs as ações realizadas em Piracicaba para a população em situação de rua e questionou sobre a implementação do programa na cidade de São Paulo. “Queremos entender o mecanismo do programa, os resultados na vida dos usuários e a sua consolidação. Sabemos que a questão é complexa e necessita de ações integradas”, disse.

Euclidia Fioravante falou sobre a importância da experiência compartilhada. “Lidamos com problemas diferentes que possuem a mesma raiz; situação de rua e uso abusivo de álcool e drogas nas ruas, por isso, precisamos entender de que forma a integração permitirá um trabalho efetivo e ação consolidada em nosso município. Na assistência, encontramos dificuldades para acompanhar as pessoas em situação de rua, uma vez que a maioria não consegue permanecer no serviço, porque tem a necessidade do consumo”, explicou.

A reunião teve, também, a participação dos GCs Mendes e Edgar, e a assessora de Projetos Prioritários, Rose Massaruto, além de Vandrea Novello e Carolina Albuquerque, da Saúde Mental, e o assessor da Smads, Matheus Caracho Nunes.

Da esquerda para a direita, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, Gabrielle Dias, coordenadora do programa, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante na visita ao SIAT II

VISITA – Além de conhecerem as estratégias de implementação e monitoramento do Programa Redenção, os representantes da Prefeitura de Piracicaba também visitaram o SIAT II Armênia e conversaram com a equipe da Coordenação do Programa e os técnicos do Serviço. Foi apresentado o percurso do beneficiário, desde sua entrada no serviço, começando pela área da Saúde, até a Assistência Social, além de presenciar as atividades e oficinas que estavam em andamento.

Gabrielle Dias, da equipe de coordenação do Redenção, acompanhou a visita e explicou que o governo é o responsável por articular o trabalho das secretarias envolvidas. “Entendemos que essa é uma questão intersecretarial que depende do atendimento de várias Pastas, como assistência social, saúde, trabalho, esporte, cultura, entre outras, que auxiliam os eixos do programa, visando o objetivo final de contribuir com a autonomia dessas pessoas”, concluiu.

O Programa Redenção é uma política pública que integra ações de saúde, assistência social, trabalho, direitos humanos, segurança pública, zeladoria e requalificação urbana, implementada no âmbito da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.