Prefeito e secretário visitam obras de reforço estrutural no córrego Itapeva
Projeto contempla a substituição de trecho de galeria no curso d’água, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas

O prefeito Helinho Zanatta e o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, visitaram as obras de construção e reforço estrutural em trecho de galeria de canalização do córrego ltapeva, em área que pertence ao Clube de Campo de Piracicaba (CCP).
O projeto contempla a substituição de trecho de galeria no curso d’água, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas existentes. Por isso, as obras incluem demolição e reconstrução de novo trecho, de 86 metros de extensão.

Durante a visita, Helinho Zanata lembrou que a obra de canalização do córrego é antiga, da década de 1950. “O Itapeva é um córrego que passa por baixo de toda a avenida Armando de Salles Oliveira, desde o Teatro Municipal Dr. Losso Netto, próximo à avenida 31 de Março. Este trecho aqui do Clube de Campo desabou e a sua obra de recuperação ficou parada por muito tempo. Retomamos as obras e seguimos cobrando agilidade para que ela seja concluída o quanto antes”, afirmou o prefeito.

Segundo explicou Celêncio, a área foi afetada por uma grande erosão, causada por chuvas intensas que prejudicaram a galeria existente, por isso, a opção de construir uma nova galeria, paralela a que existe e que será inutilizada. “Quando o prefeito Helinho assumiu a gestão, imediatamente pediu para que retomássemos as obras aqui no Clube de Campo. A estrutura antiga foi substituída, além de receber um reforço estrutural do rio até este trecho do clube. Este reforço está sendo feito com tela metálica e concreto jateado de 15cm de espessura para dar mais segurança e evitar colapsos futuros na estrutura”.
A OBRA – O sistema compreende trecho de galeria pré-moldada com maior capacidade de vazão sem impactar criticamente as dimensões locais, adotando trecho paralelo de galeria em aduelas de 2,5m x 2,5m. O sistema terá capacidade de vazão de 72,34 m3/segundo. Também está sendo construído poço de deflexão, com nove metros de diâmetro, que servirá como conexão entre as novas aduelas e a parte antiga do canal da galeria.

O CÓRREGO – A bacia do córrego Itapeva tem uma área de drenagem de 788 hectares; o córrego foi canalizado em meados dos anos 1950, tendo um trecho, ao longo da avenida Armando de Salles Oliveira, com canalização fechada e, na avenida 31 de Março, a céu aberto.
