O prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, foram homenageados na noite desta quarta-feira (7) pelo Instituto Bugão de Artes Marciais e Cultura, projeto criado em 2015 e desenvolvido no Centro Esportivo Dirceu de Toledo, no bairro Jaraguá, espaço cedido pela Prefeitura Municipal, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

O idealizador e voluntário do projeto, Alexsandro Nunes de Almeida, o Bugão, explica como surgiu a ideia do projeto. “O Instituto Bugão nasceu com a idéia de agradecer o que recebi da vida, já que tive uma infância na rua, e de reunir as pessoas do bem que querem ajudar, não com dinheiro, mas com o que elas têm de melhor, ou seja, força de vontade e histórias de vida. Utilizamos a arte marcial para levar outros valores às crianças e jovens com a ideia de transformá-los em cidadãos de bem”.

Barjas Negri e Pedro Mello foram outorgados com “faixas pretas do bem”, honraria concedida aqueles que têm e tiveram extrema importância na criação e desenvolvimento do Instituto, de acordo com Bugão. Ambos, agradeceram a homenagem e ressaltaram o trabalho dos voluntários na realização do projeto. “O esporte é cidadania e o trabalho realizado pelos voluntários não tem preço. Estamos muito felizes por recuperar esse equipámento e transformá-lo em espaço de lazer”, completou o prefeito.

Segundo Bugão, atualmente o projeto conta com 200 crianças e jovens que participam gratuitamente das modalidades de jiu jitsu (às segundas, quartas e sextas-feiras-feiras para turmas dos 6 aos 12 anos das 18h30 às 19h30 e 13 anos em diante das 19h30 às21h) e judô (às terças-feiras às 18h30). “Queremos agradecer ao prefeito Barjas Negri e ao secretário Pedro Mello por acreditar e apoiar nosso projeto na cessão do espaço para o desenvolvimento do mesmo. Queremos ainda aproximar a comunidade da Prefeitura para que eles entendam que esse patrimônio é nosso e assim ajudem a cuidar ao invés de destruir”, ressaltou.

Estiveram participando da solenidade o vereador Wagner de Oliveira, o Wagnão, o presidente do Jaraguá Futebol Clube, Nori Jorge Passarin, o empresário Altair Defavari, e Alexandre Nascimento, setor de eventos da Selam.

Saiba os ideiais do projeto:

– Através das artes márcias tirar as crianças das ruas e leva-las para o esporte. – Disciplina, através do esporte ensinar a disciplina, respeito e cidadania. – Hierarquia, ensinar sempre respeitar seus “superiores” e outros valores éticos e morais. – Superação, através do esporte sempre mostrar que é possível vencer os obstáculos. – Amor ao próximo – Parceria, ensinar que: independente de divergências pessoais sempre respeitar seu parceiro. – Amizade, o esporte proporciona as crianças e jovens a ter boas amizades. – Humildade