Após dois meses de uma reforma inédita de troca de piso e reparação hidráulica, o Varejão Municipal Central acolheu, neste sábado, 29/06, uma grande festa junina em comemoração ao Dia de São Pedro e à entrega das revitalizações realizadas em todos os 19 varejões municipais de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida esteve presente e conversou com permissionários, agricultores e ressaltou o trabalho realizado pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

“Nós sabemos que não é fácil para os produtores fazer os alimentos da zona rural chegarem na mão dos consumidores com essa qualidade e bom preço. E isso é possível graças ao trabalho da Sema, que apoia os agricultores e dá condições para que esses produtos sejam vendidos nos varejões”, destacou o prefeito.

Reforma inédita de troca de piso do Varejão Central foi realizada no mês de abril e maio

As melhorias na estrutura dos varejões municipais tiveram início em 2021, com reformas de pisos, estacionamentos, balcões de suporte, instalação de alambrado e portões, arborização e reparos hidráulicos e elétricos.

Neste ano, teve início o processo de pintura interna e externa nos 19 espaços, realizada por empresa terceirizada contratada por licitação. O trabalho de pintura incluiu paredes, muros, balcões, portas, grades e estrutura metálica dos telhados. Em paralelo com este serviço, a equipe da Sema também realizou pequenos reparos em portas, pisos, serviços de alvenaria, trocas e reposição de lâmpadas de todos os espaços.

A permissionária Sandra Idalgo Mori, que trabalha comercializando legumes nos varejões desde 1987, agradeceu a Sema pela reforma e também o empenho dos produtores rurais, que trazem alimentos frescos para os clientes. “Aqui nós trabalhamos unidos”, ressaltou.

A reforma de troca de piso no Varejão Central, segundo a diretora do Departamento de Abastecimento da Sema, Eliane Souza, foi a primeira obra de grande magnitude já realizada no espaço nos últimos 15 anos. “Essa foi a primeira vez que trocamos o piso e aproveitamos para realizar uma reforma hidráulica no sistema de esgoto, que não estava atendendo a demanda”, explica.

Ainda segundo Eliane, o próximo passo é a troca do telhado, que está em processo licitatório pela Sema, com previsão para ser realizada ainda este ano.

O agricultor familiar e presidente da Coopihort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores), Vanderlei Sanches, falou em nome de todos os produtores rurais. “A reforma era muito necessária, pois o piso estava bem danificado, oferecendo riscos para os usuários, principalmente idosos. Agora ficou muito bom, junto com a pintura nova e ficará ainda mais com a troca de telhado que está por vir. Agradecemos à Prefeitura, por meio da Sema, por todos os trabalhos que vêm sendo realizados pela agricultura do município”, ressalta Vanderlei.

Prefeito Luciano, agricultor familiar Vanderlei Sanches, presidente do Fussp, Andrea Almeida e secretária de Agricultura, Nancy Thame

A secretária Nancy Thame, da Sema, destacou que “tudo foi possível porque o prefeito Luciano acolhe as nossas demandas”. “Todas as melhorias já realizadas foram elencadas pela Sema, baseadas em reivindicações de clientes e permissionários, que também usufruem de outros programas da Sema, como o Patrulha Agrícola e o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba). Desde o início da revitalização, nosso intuito foi melhorar a experiência do consumidor e dos produtores que vendem nos varejões”, afirmou Nancy.

Durante todo o funcionamento do varejão, neste sábado, o público ainda pôde participar do sorteio de vale-compras e aproveitar música ao vivo com a dupla sertaneja Maycon e Benício, e carrinho de algodão-doce e pipoca para as crianças.

Secretária Nancy Thame, agricultor familiar Márcio Ferezini e prefeito Luciano Almeida
Prefeito Luciano Almeida conversou com permissionários e agricultores