O prefeito Barjas Negri assinou, juntamente com o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, ofício ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, solicitando a instalação de uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Piracicaba.

O pedido, protocolado pelo deputado na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, cita o compromisso do governador Geraldo Alckmin, durante visita à Piracicaba, quando foi cogitada a instalação de uma unidade da Fatec em prédio anexo ao Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”), iniciativa que reduziria o custo de implantação.

O estabelecimento da Fatec em Piracicaba, na opinião do prefeito Barjas e do deputado Mendes Thame, ajudaria a suprir a região da capacitação em nível médio e superior para acompanhar o seu desenvolvimento e sua integração com a hidrovia Tietê/Paraná.

O curso inicialmente sugerido é o de Gestão de Agronegócios nos moldes das que já foram formatadas pela equipe de técnicos do Ceeteps/Fatec para cinco regiões distantes de Piracicaba e que serão os primeiros em nível tecnológico do país.

A instalação de Fatec-Piracicaba, com seus cursos gratuitos e professores, possibilitará a otimização das instalações existentes e permitirá que a região do Vale do Rio Piracicaba desenvolva suas aptidões, favorecendo sua população de menor poder aquisitivo e formando pessoal qualificado para atender às necessidades da demanda regional.