Prefeito Barjas Negri visita obras de restauro da EE Barão do Rio Branco
Na próxima quinta-feira, dia 30, às 10h, o prefeito Barjas Negri e o diretor de Ensino Oldack Chaves visitarão as obras de restauro da Escola Estadual Barão do Rio Branco. Tombado em 2002, o prédio centenário vem sendo recuperado pelo Estado em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, desde julho do ano passado.
Roberto Vespoli, engenheiro e responsável pela fiscalização dos serviços, explica que se trata de uma obra de restauro completa. “O prédio inteiro está sendo restaurado. O forro, o assoalho, o madeiramento, o piso da quadra e do galpão estão sendo trocados. É uma obra especial, pois trata-se de um prédio tombado e por isso precisamos atender às normas do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT), do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural (Codepac) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgãos que orientam, analisam e regulam todas as intervenções quanto aos procedimentos necessários para a recuperação e restauro destes bens, além de garantir que as características originais do prédio sejam preservadas”, explica o engenheiro.
Ainda segundo Vespoli, uma empresa especializada em restauro foi contratada para realizar a pintura da escola. “Assim como todas as características do prédio, a pintura também será conservada”, diz.
Durante a reforma, os alunos da EE Barão do Rio Branco estão tendo aula nas escolas estaduais Profº Honorato Faustino, Dr. Prudente de Moraes e Sud Menucci.
A obra está sendo executada pela empresa Lacon Engenharia e fiscalizada pela empresa Engevix com investimento de R$ 1.137.062,49.
Segundo o diretor de Ensino, Oldack Chaves, a reforma foi muito esperada. “A restauração representa o resgate de um prédio centenário, além de valorizar a memória da escola”, comenta.
CEL
Em uma ação pioneira na região, a Escola Estadual Barão do Rio Branco irá oferecer o Centro de Estudos de Línguas (CEL). Gratuito e especialmente destinado a estudantes das escolas públicas, o programa da Secretaria Estadual de Educação prevê a implantação de aulas de idioma. O primeiro a ser oferecido é o espanhol.
O curso será realizado em seis semestres (3 anos), dividido em dois níveis (3 semestres por nível). As aulas acontecerão duas vezes por semana com duas horas de duração. Podem participar do projeto, alunos da rede pública, a partir da 6ª série do Ensino Fundamental.
De acordo com a diretora da escola, Renata Spoto Angeli, o curso terá inicio no segundo semestre, para quando está prevista a conclusão das obras.
Histórico da escola
A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi fundada, em 13 de maio de 1897, com o nome de Grupo Escolar de Piracicaba, que se manteve até 4 de outubro de 1907, quando foi renomeada Grupo Escolar Barão do Rio Branco.
Instalou-se com nove classes, em prédio próprio, em um edifício vasto e elegante, construído por Dubugras. Foi dirigido pelo professor normalista Antônio de Mello Cotrim.
Devido ao seu alto valor histórico, a Escola Estadual Barão do Rio Branco, juntamente com outras 122 escolas da Primeira República do Estado, foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT), em 2002.
Atualmente, a escola oferece Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série), Ensino Médio Regular (1º a 3º ano) e Ensino Médio Jovens e Adultos – EJA (antigo supletivo) e atende aproximadamente 600 alunos.
A Escola Estadual Barão do Rio Branco está localizada na rua Ipiranga, 924 – centro.
Fonte: Edifícios Escolares – São Paulo
