O prefeito Barjas Negri autorizou a licitação da 1ª etapa de recapeamento asfáltico, que contará com a recuperação de 11,7 km de asfalto. Serão investidos cerca de R$ 1,9 milhão e a meta é recapear, neste ano, mais 25 km. A licitação será nos próximos dias e integra o Plano Municipal de Recapeamento e Recuperação de Vias.

De acordo com Barjas, os trechos que receberão recapeamento foram definidos pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semuttran) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob). As secretarias priorizaram os locais com maior tráfego de veículos e áreas cuja vida útil do asfalto esteja esgotada. “Temos como meta recuperar, em quatro anos, 100 km de ruas e avenidas, com investimento de, pelo menos, R$ 16 milhões (R$ 4 milhões por ano)”, destacou Barjas.

A nova licitação contempla recapes nos bairros Vila Rezende, Paulicéia, Alto, Jardim Aman, Paulista, Nova Piracicaba, Vila Monteiro, São Judas, Jaraguá, Jardim Elite, Caxambu e Primavera.

O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, enfatizou que a malha viária de Piracicaba, composta por cerca de 18 milhões de metros quadrados entre vias asfaltadas e pavimentadas com paralelepípedo, está com o tempo útil de vida ‘vencido’. “Por isso temos o Plano Municipal de Recapeamento e Recuperação de Vias, cujo objetivo é restaurar o pavimento da cidade. Em 2009 alcançamos nossa meta com a execução de 25 km de recape e investimento de R$ 4 milhões”.

Ribeiro também salientou que, paralelo ao recapeamento, a Semob conta com a operação tapa-buracos que, por ano, recebe investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, com aplicação de cerca de 8.000 toneladas de massa asfáltica. “São tapados 3.000 buracos por mês. A população pode entrar em contato com a Secretaria por meio do SIP-156, indicando locais onde haja buracos. Esse contato é muito importante, pois os pedidos do SIP entram na programação”.

Recapeamento de ruas e avenidas – 1ª etapa

Trecho