O prefeito Gabriel Ferrato assumiu a presidência de honra do Instituto Formar de Aprendizagem Profissional (antiga Guarda Mirim). Em evento realizado hoje, no Gabinete, reuniu representantes, secretários e o ex-prefeito Barjas Negri. Durante a cerimônia, o prefeito e a ex-secretária Maria Angélica Guércio receberam também o título de “Amigo do Instituto Formar” pelo apoio prestado durante o trabalho nas secretarias de Educação e Desenvolvimento Social.

Ferrato destacou a importância do instituto e o trabalho voltado para a profissionalização dos jovens, e reforçou a parceria com a prefeitura. “É uma honra receber o título e vamos continuar a apoiar esse trabalho que é referência para os jovens. Os desafios são permanentes e ajudar o aprendiz na formação profissional é um trabalho muito importante”, afirmou.

De acordo com o presidente do Formar, José Sérgio Defávari, são 460 adolescentes atendidos e para 2013 serão mais 250 vagas. “As empresas estão confiando no nosso trabalho e agradecemos o apoio dado pela Prefeitura, nesses últimos anos, com a construção da nossa sede, oferecendo um atendimento mais humanizado.”

A entidade apresentou também nos novos uniformes, em cores preto e branco, com o logo da instituição.

O Instituo Formar foi fundado em 1966 pelo prefeito Comendador Luciano Guidotti e entidades da sociedade civil como Maçonaria, Guarda Civil, Rotary Club e órgãos como Juizado de Menores. A iniciativa da criação da entidade foi pelo vereador Rubens Leite do Canto Braga, por meio da Lei 1.161 de dezembro de 1962, que previa o atendimento a 20 adolescentes com idade entre 14 e 18 anos.