O prefeito Barjas Negri assinou a homologação da licitação para a obra de recuperação de trecho de 4 quilômetros da via de acesso SPA-155/308, conhecida como estrada da Ceasa, que liga a rodovia do Açúcar (SP-308) à rodovia Cornélio Pires (SP-155). A empresa vencedora foi a DNP – Terraplanagem e Pavimentadora Foresto Ltda e o valor investido será de R$ 4.299.865,02. A obra se dá por meio de convênio entre Prefeitura e o Governo do Estado, aprovado pela Câmara de Vereadores, e celebrado com a articulação do deputado estadual Roberto Morais. A assinatura do contrato acontecerá na próxima semana.

Estrada SPA-155/308 dá acesso ao entreposto da Ceagesp, que abastece Piracicaba e cidades da região: movimento intenso

Barjas ressalta que a via é um corredor muito importante para os permissionários e usuários em geral da hoje Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), localizada no km 4 da rodovia. “A estrada, hoje, apresenta muitos problemas, como asfalto e acostamento ruins, o que oferece risco aos permissionários e consumidores do entreposto da Ceagesp que circulam por ela. Por ser uma ligação importante para motoristas que chegam pela Rodovia do Açúcar e seguem sentido Tietê e vice-versa, tem bastante movimento. Os usuários merecem uma rodovia que lhes ofereça segurança e isso vai se tornar realidade após a recuperação”, analisa Barjas.

De acordo com o secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, com a verba do convênio, além das melhorias do leito carroçável da via, será feita a manutenção dos acostamentos e eliminados os borrachudos, causados pelo trânsito de veículos pesados. Schiavuzzo ressalta que a Administração sempre se esforçou para a manutenção da via, mas não havia recursos para arcar com a sua recuperação completa.

A via também liga as rodovias do Açúcar e Cornélio Pires e é muito utilizada para o trânsito de veículos pesados

O secretário de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, também foi um dos que lutou para a concretização dessa obra. “Estivemos inúmeras vezes na Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) para que esse trecho fosse incluído em alguma concessão, pois é importante ligação entre duas rodovias operadas pela iniciativa privada, mas não houve possibilidade. Após demonstrarmos a sua importância, o Governo do Estado se sensibilizou e propôs a transferência de verba para o município para a realização da obra. Sem dúvida, é uma grande conquista para a população”, afirma Akira.

MOVIMENTO – Além de ser uma via de ligação entre rodovias, ao longo da SPA-155/308 estão instaladas diversas empresas, além de residências. Mas o entreposto da Ceagesp, com cerca de 120 permissionários, se configura como o mais significativo empreendimento. Além desses permissionários, pela rodovia circulam diariamente produtores rurais, cerca de 200 empresários donos de supermercados, mercados, quitandas, boxes nos varejões espalhados por Piracicaba e cidades vizinhas, além de 120 carregadores e uma dezena de colaboradores da unidade, que garantem a comercialização de 3.500 toneladas de frutas, legumes, verduras e outros produtos por mês aos piracicabanos e à população de cidades vizinhas.

Além das melhorias no leito carroçável, a via vai receber manutenção dos acostamentos e serão eliminados os barrachudos

“Só pela Ceagesp passam cerca de 250 veículos leves (automóveis) e cerca de 100 veículos pesados (caminhões) diariamente, que sofrem com desgastes em função da precariedade da estrada. Por ser o caminho mais curto entre esses usuários e a Ceagesp, a recuperação da rodovia representa o respeito do Estado por esses incansáveis trabalhadores, que enfrentam a madrugada para garantir produtos frescos e de qualidade para toda a população. Gostaria de agradecer o empenho do prefeito Barjas Negri e do deputado estadual Roberto Morais pela viabilização dessa obra”, destaca Marcos Ludovico Valentini, gerente do entreposto da Ceagesp Piracicaba.

A parceria entre a Prefeitura e o Estado, que possibilitará a recuperação da estrada, surgiu durante visita do vice-governador, Márcio França, a Piracicaba, em fevereiro deste ano. Um dos pontos principais para a celebração do convênio foi justamente o fato de a estrada ser o acesso ao entreposto da Ceagesp.