Prefeito Luciano Almeida assinando o contrato para fornecimento dos serviços de telemedicina em Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida assinou contrato para fornecimento de consultas online em pediatria e clínico geral com a empresa GMI (Gestão Médica Inteligente Participações Ltda), vencedora da licitação para fornecimento de serviços em telemedicina, na manhã de hoje, sexta-feira, 09/02. A assinatura teve a participação, ainda, do secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, dos diretores da empresa Thiago La False e Kalinka Castilho, além do secretário de Administração, Luis Fernando Cassinelli, do procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello, e do assessor de gestão em projetos de saúde, Marcelo Pinto de Carvalho.

“Piracicaba inicia uma nova fase na área de Saúde. É um mundo novo para todos e que chega com a proposta de resolver boa parte dos problemas da saúde de forma mais rápida e assertiva. Queremos muito que este projeto de telemedicina, inovador em sua aplicação no país, funcione e que, em breve, possa ser ampliado para outras especialidades”, enfatizou o prefeito.

Na oportunidade, Thiago e Kalinka, representantes da GMI, fizeram um resumo da experiência da empresa na telemedicina e do histórico de atuação da empresa que hoje é parceira de diversos municípios nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Acre. “Estamos felizes com esta nova proposta de trabalho na área de consultas online aqui em Piracicaba. Atualmente, realizamos cerca de 7.000 consultas em mais de 20 especialidades por mês. Sabemos que o início da implantação da telemedicina será um desafio, assim como também foi em outras cidades onde já trabalhamos”, disse La False.

Reunião para assinatura do contrato para realização da telemedicina aconteceu na manhã de hoje

A TELEMEDICINA – Em Piracicaba, o projeto foi homologado esta semana e o investimento será de R$ 3.264.800,00. O atendimento acontecerá por 12 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão, exclusivo para residentes em Piracicaba.

Os serviços de atendimento médico será via internet, por videoconferência e orientação médica, realizadas por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. O atendimento será em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados municipais durante 24h/dia. A expectativa é realizar até 3.500 atendimentos virtuais/mês.

Após acessar a teleconsulta pelo aplicativo, o atendimento deve ocorrer em até 10 minutos do pedido de consulta. O médico deverá classificar o paciente segundo Sistema de Classificação de Risco (Protocolo de Manchester), que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, onde a cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves. As consultas médicas terão duração média de até 12 minutos.

Cabe destacar que o médico atendente deverá orientar, imediatamente, o paciente identificado nas classificações amarelas, laranjas e/ou vermelhas, a busca por atendimento em UPA mais próxima.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é de responsabilidade única e exclusiva do paciente garantir que o dispositivo utilizado para a realização de sua Teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização. Além disso, todos os dados envolvidos na teleconsulta observam o sigilo médico-paciente e a proteção de dados dos pacientes, via Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

CARTÃO PIRA CIDADÃO – Para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a prefeitura disponibiliza pontos fixos para cadastramento: no Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; e na sede do Cartão Pira Cidadão à travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. Em caso de dúvidas, o contato é (19) 9.9458-3813.