Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, assina contrato da iluminação.
Prefeito assinou contrato para modernização da iluminação em Piracicaba, que será de LED

Com mais de 55 mil pontos incluídos, a iluminação em Piracicaba será totalmente modernizada para LED. O prefeito Luciano Almeida assinou hoje, 07/06, o contrato para serviços de troca e instalação de novas luminárias públicas com a tecnologia, que prevê economia acima de 50% no consumo da energia elétrica. Os trabalhos terão início amanhã, 08/06, na praça Imaculada Conceição, no bairro Vila Rezende.

A empresa vencedora do edital 38/23, foi a Alper Energia S.A., com proposta aceita de R$ 45.982.548,21.

A reunião para celebração do contrato contou ainda com a presença do secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Márcio Marino; o diretor-presidente da Alper, Carlos Lavini Sanjar; e o procurador da empresa, Henrique Araújo Mendes.

“Além da economia de energia, as luminárias de LED são ambientalmente eficientes e também possibilitam o direcionamento da luz, o que garante mas iluminação ao local, aumentando a segurança dos espaços públicos à noite. Será uma grande inovação”, declarou Luciano Almeida.

Marino comentou sobre como será o trabalho das equipes. “Oficializamos a contratação para troca e modernização da iluminação pública com luminárias de LED, que vai resultar em uma economia considerável. Vamos alinhar com a empresa agora as etapas técnicas, mas o objetivo é manter de nove a 12 equipes nas ruas, que vão atuar durante o dia e também à noite. A previsão é que as substituições comecem pelas vias de entrada da cidade, Centro e depois ficarão concentradas nos bairros. Estamos muito felizes por poder trazer esse benefício para Piracicaba, que vai garantir mais beleza, praticidade, economia e segurança”.

As novas luminárias devem ser de 50, 120 ou 150 watts, a depender dos locais onde serão instaladas. Do total de pontos, serão atendidos 2.900 novos, sendo 1.400 em praças e 1.500 em vias públicas (ruas e avenidas). Além disso, entre os 55 mil pontos, 3.000 terão telegestão, com monitoramento e controle remoto, que possibilita a verificação em tempo real para dimerizar (fazer a regulagem da luz emitida), ligar, desligar e ainda medir o consumo de energia.

Reunião de assinatura do contrato de iluminação.
Contratação foi oficialmente firmada na manhã de hoje, 07-06; trocas devem começar pelas vias de acesso à cidade

“Agora, vamos, em conjunto com a Prefeitura, definir as prioridades, fazer o planejamento rua a rua, determinar o tipo de luminária mais adequada para cada ponto. É importante ressaltar ainda que a substituição consiste também na destinação ambientalmente correta das luminárias antigas”, comentou Sanjar, explicando ainda que será feito todo o plano de gerenciamento do trânsito, de modo a garantir a segurança de todos e sem prejudicar o fluxo dos veículos nas ruas. “Todo o processo será um grande desafio, mas será uma mudança positivamente impactante para Piracicaba”, concluiu.

Os novos conjuntos de iluminação pública a serem instalados no sistema viário do município deverão ser com luminárias de tecnologia a LED (Diodo Emissor de Luz), em substituição aos atuais conjuntos de iluminação pública que são com luminárias com lâmpadas de tecnologia a vapor de sódio a alta pressão. O novo sistema de iluminação pública a LED a ser implantado deverá proporcionar uma redução de consumo de energia elétrica acima de 50%, garantindo, assim, a eficiência energética.

A empresa contratada será responsável por efetuar a retirada completa de todas as luminárias de vapor metálico e vapor de sódio atualmente instaladas.