Prefeito assina contrato para desassoreamento de trecho do rio Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida assinou hoje, 20/02, o contrato para desassoreamento de trecho do rio Piracicaba, entre a Ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua) e o ribeirão do Enxofre (avenida Jaime Pereira, no semáforo da entrada para o supermercado Carrefour). O valor de investimento da obra é de R$ 14.948.574,70, que serão custeados via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Além do prefeito, participaram também da reunião para assinatura do contrato o secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, e o diretor comercial da Verdebianco, empresa vencedora para realizar o serviço por meio da licitação 51/2023, Stefano Cappellano Perruchod. Os serviços previstos em contrato incluem desobstrução, correção de saída de córregos e limpeza de margens do rio Piracicaba.

“Temos um objetivo muito grande, queremos fazer renascer o rio Piracicaba, que é nosso maior patrimônio. Portanto, essa obra de limpeza e desassoreamento será para recuperar esse trecho do rio, permitir que consigamos enxergar as margens e também a cachoeira e o véu da noiva. Além disso, os serviços também objetivam a prevenção de alagamentos. Por isso, vamos considerar também as entradas que vêm do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre, que são afluentes do Piracicaba, como forma de garantir mais fluidez ao rio. Tudo isso para evitar o refluxo das águas que vêm desses dois canais e, claro, diminuir a ocorrência de alagamentos na cidade”, destacou Luciano Almeida.

O projeto determina: remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos; desobstrução, proteção e direcionamento das descargas do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre no rio Piracicaba; desobstrução e remoção das ilhas criadas por sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m a jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba; remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio; remoção e trituração das leucenas nas margens do rio; replantio de espécies nativas nas áreas de retirada das leucenas, e relocação de pedras no leito do rio Piracicaba em pontos previamente definidos, impedindo a nova formação de acúmulo de material.

Ainda segundo o projeto, para evitar a formação de processos erosivos, deverá ser construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência).

Marino explicou que os serviços serão fundamentais para melhorar a passagem do rio Piracicaba no trecho escolhido para o desassoreamento, justamente por ficar dentro da zona urbana da cidade. “Faremos o desassoreamento da ponte do Mirante até a entrada do ribeirão do Enxofre, executando também limpeza com retirada de material vegetal excessivo e leucenas, que prejudicam o fluxo do rio. É uma obra muito importante, principalmente na questão da prevenção de alagamentos. Isso porque em épocas de chuvas volumosas, o rio acaba retendo a água, elevando o nível, podendo ocasionar alagamentos”, disse. Os principais pontos de alagamento próximos a este trecho do rio Piracicaba são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul e avenida Jaime Pereira.

Participaram da reunião o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Obras, Marcio Marino, e o diretor comercial da Verdebianco, Stefano Perruchod

“Teremos agora uma reunião técnica com a Semozel, para estabelecer um plano técnico em conjunto com a Prefeitura, montar o cronograma de ações e, assim, iniciar a obra. Nossa expectativa é de começar no prazo de 15 a 20 dias, após a emissão da Ordem de Serviço por parte da Semozel”, completou Perruchod.

MAIS SERVIÇOS
– Além do desassoreamento do rio Piracicaba, a Prefeitura executou o desassoreamento do córrego Jaú e finaliza o desassoreamento do ribeirão do Enxofre, ambos em parceria com o DAEE, por meio do programa Rios Vivos.

No ano passado, a Prefeitura realizou o desassoreamento de trechos do ribeirão Piracicamirim, também por meio do programa Rios Vivos. A obra mostrou resultados positivos nas chuvas, e evitou o transbordamento do manancial, principalmente nos bairros Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca e outros vizinhos. O problema com as enchentes no Piracicamirim era antigo e sua resolução era uma reivindicação da população há anos.

FINISA – A contratação de crédito por meio do Finisa oferece inúmeras vantagens, entre elas menores taxas de juros e carência maior para pagamento. O Finisa é voltado ao Setor Público com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados – por meio da linha de financiamento é possível que o ente público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações orçamentárias em curso, como investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros.