O prefeito Luciano Almeida assinou contrato para execução do segundo lote de recape na cidade

O prefeito Luciano Almeida assinou hoje, 22/12, o contrato para execução do segundo lote do recapeamento na cidade, que deve atender cerca de 78 km de trechos de vias do município, em mais de 50 pontos entre ruas e avenidas. Os serviços, que têm investimento total de R$ 63.731.080,81, integram o pacote de 258 km de recape anunciado pelo prefeito Luciano Almeida neste ano.

A reunião para celebração do contrato contou com a presença do representante da empresa vencedora da licitação, DNP Terraplanagem e Pavimentadora Foresto Ltda, Sergio Roarelli; do secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Márcio Marino; da secretária de Governo, Tássia Espego; e do procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello.

“O recape é um projeto prioritário. Estamos buscando recuperar nossa malha viária, que tem cerca de 1.800 km de vias pavimentadas, mas, nos últimos 18 anos, somente 270 km foram recapeados. Elaboramos um projeto grande, dividido em quatro lotes, que vai recuperar, em pouco mais de um ano, 258 km da malha viária da cidade. Fizemos um mapeamento na cidade e consideramos as vias prioritárias, as vias primárias, que têm grande fluxo e estão em localidades estratégicas para a mobilidade urbana de Piracicaba”, explicou Luciano Almeida.

A avenida das Ondas, no bairro Ondas, será atendida nesta etapa do recape

Durante o encontro, o prefeito entregou ao representante da empresa o cronograma de ruas que serão atendidas nesta etapa – a previsão é que as equipes iniciem os serviços na primeira quinzena de janeiro de 2024, após a emissão da Ordem de Serviço pela Semozel.

“Recebemos o cronograma de obras, vamos analisar o material e já atuaremos nas frentes de serviço, possivelmente a partir da primeira semana de janeiro”, destacou Roarelli, que é diretor comercial da DNP.

O secretário de Obras e Zeladoria salientou ainda que agilidade e eficiência serão fundamentais para a execução das obras. “Vamos trabalhar em conjunto com a empresa, estabelecer essa parceria, já que se trata de uma obra grande, uma obra importante para a cidade. A malha viária da cidade é antiga e precisa dessa renovação. E esse é o nosso objetivo, atuar de forma eficiente para oferecer uma Piracicaba melhor a todos”

OS SERVIÇOS – O segundo lote contempla o recape de cerca de 78 km de trechos de vias do município, em mais de 50 pontos entre ruas e avenidas. Os serviços integram o pacote de 258 km de recape anunciado pelo prefeito Luciano Almeida. O investimento é de R$ R$ 89.728.052,44.

A escolha dos locais objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos.

Sergio Roarelli, o prefeito Luciano Almeida, Márcio Marino e Guilherme Monaco

Esta etapa deve ser iniciada na região dos bairros Jupiá e Ondas, atendendo: avenida Jaime Pereira (da avenida Rui Teixeira Mendes até a avenida Mario Meloto); rua dos Mandis (da rua Adolfo Rodrigues até a avenida dos Peixes); rua Angelino Stella (da avenida dos peixes até a avenida dos Marins); rua dos Lambaris (da rua dos Mandis até o final); rua das Piracanjubas (da rua dos Lambaris até a rua dos Dourados); rua dos Dourados (rua das Piracanjubas até a avenida Jaime Pereira); avenida das Ondas (da rua Antonio Pinto Coelho até a avenida Mario Meloto); avenida Manoel Beloto (da rotatória de acesso à rua Adriana Fessel Duarte até a rotatória de acesso à avenida Jaime Pereira); rua Adriana Fessel Duarte e rua Domingos Andreotta (da rua dos Mandis até a avenida Manoel Beloto); e avenida Abel Francisco Pereira (da avenida Madre Maria Teodora até a avenida Jaime Pereira).

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.

A empresa contratada também será responsável por toda a sinalização e segurança da obra, devendo apresentar projeto de desvio de trânsito local, com prováveis rotas de desvio, e sinalização vertical a ser implantada, além do projeto de implantação de sinalização horizontal para rotas de desvio, caso necessário.

Rua Angelino Stella, no Jupiá, também será contemplada neste lote de recape

QUATRO LOTES – Este é o segundo de quatro lotes de recapeamento. O primeiro, iniciado em 17/11, será o único lote feito com concreto, contemplando cerca de 45 km de vias em mais de 30 pontos, que tem, principalmente, tráfego de veículos pesados. O investimento é de R$ 89.728.052,44

O terceiro lote está em processo licitatório e tem valor previsto de investimento de R$ 123,5 milhões. Esta etapa vai atender mais de 30 pontos, entre ruas e avenidas, contemplando cerca de 74 km da malha viária do município.

A licitação para o quarto lote foi publicada hoje e prevê o recape asfáltico de 70 km, atendendo mais de 80 pontos na cidade, totalizando aproximadamente 258 km de malha viária da cidade a receber recape. O investimento previsto no último lote é de R$ 95,2 milhões.