Com objetivo de aumentar as áreas de cobertura, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, assinou nesta semana, contrato para a instalação de oito novas câmeras em pontos estratégicos de Piracicaba.
De acordo com o comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo, as câmeras serão instaladas nos seguintes regiões: Bosques do Lenheiro, Nova Piracicaba, Cidade Alta, Vila Rezende, Chácara Nazareth, Jardim Alvorada e Bairro dos Alemães, e contará com investimento de aproximadamente R$ 262 mil.
Segundo o capitão, os locais foram estudados pela corporação para inibir o alto índice de furtos e roubos ocorridos nos local. “Tratam-se de locais de grande circulação de pessoas e veículos, o que torna favorável para pequenos roubos e furtos”, explicou o Silas.
O capitão informou ainda que em bairros como Bosques do Lenheiro, por exemplo, a câmera será colocada de forma estratégica cobrindo a Área de Lazer, o Posto de Saúde da Família (PSF) e também a creche do bairro.
Cemel
Inaugurada oficialmente em fevereiro, a Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), conta hoje, com 31 câmeras instaladas em pontos estratégicos e de grande circulação de pessoas.
De acordo com a GC, foram investidos R$ 1,1 milhão em equipamentos de tecnologia digital, rede de comunicação em banda larga e fibra ótica, imunes a descargas elétricas e interferências, com transmissão de dados criptografados e captação de imagens em alta definição.
As câmeras estão distribuídas da seguinte forma: 14 na região central e uma em cada um dos principais corredores comerciais como Paulista, Vila Rezende, Santa Terezinha, Paulicéia, São Dimas, Vila Independência, Bairro Alto, Petrópolis, Rua do Porto, Vila Cristina e Cemitério da Saudade. Além disso, haverá cinco câmeras destinadas aos terminais de ônibus da cidade.