Na manhã de hoje (3),o prefeito Barjas Negri acompanhado dos secretários de Obras (Semob), Arthur Ribeiro e de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, anunciou o início da construção da alça de ligação do viaduto do Rosário, com a pista no sentido da Armando de Salles Oliveira.
Esta alça integra as obras dos corredores de ônibus e será executada no canteiro central da avenida Armando de Salles Oliveira, o que vai minimizar a interdição nas faixas de trafégo da via durante a execução dos serviços.
A obra tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos no cruzamento desta avenida com a Avenida Torquato da Silva Leitão e com a Rua Tiradentes, eliminando a fase semafórica que permite a conversão à esquerda para quem desce a Avenida Torquato da Silva Leitão e segue em direção ao Centro.
Em substituição a este trajeto, os motoristas seguirão pela rua Dona Eugênia, descerão a Travessa Dona Eugênia, entrarão à esquerda na Rua Samuel Neves, à direita na Rua do Rosário e à esquerda na nova alça de acesso.
Barjas Negri esclareceu que está é uma importante obra que atende ao Plano de Mobildade Urbana.Foi contratata em meados do ano passado, mas devido a problemas técnicos ficou paralisada desde outubro, ou seja, por cinco meses.“O projeto passou por readequação e agora retoma com a certeza de conclusão entre os meses de setembro e outubro deste ano”, completou.
O prefeito destacou que esta intervenção irá descongestionar uma parte significativa da cidade, que é o encontro da Avenida Armando de Salles Oliveira com a rua Tiradentes e a AvenidaTorquato da Silva Leitão. “No horário de pico há um grande congestionamento. Com esta obra, acreditamos que o trânsito neste trecho certamente irá fluir muito melhor”, afirmou.
Na oportunidade, Barjas informou que nos meses de abril e maio, Piracicaba deverá alcançar a meta de cerca de 300 mil veículos licenciados entre motos, carros,vans, utilitários, somados aos carros de outras cidades que circulam em nossas ruas e faz com o nosso trânsito seja um pouco mais moroso e haja necessidade de novas intervenções viárias.
Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito, informou primeiramente que esta obra faz parte do pacote de financiamento do corredor Vila Rezende e tem fundamental importância para a fluidez do trânsito na região central. Ele explicou que os veículos oriundos da região do bairro São Dimas poderão pegar a travessa Dona Eugênia (próximo da escola Melo Aires),passar pelo viatudo e utilizar a alça, que dará acesso a avenida Armando de Sales, no sentido Centro.
Com esta obra, segundo o secretário haverá uma melhora significativa no cruzamento, hoje muito congestionado da rua Tiradentes, Armando de Salles e Torquatro.
Akira esclareceu que felizmente não haverá necessidade de qualquer interrupção no trânsito, pelo fato da obra estar concentrada junto ao canteiro central da avenida Armando de Salles Oliveira.O viaduto da Rosário existente se mantém e dele sairá uma alça em direção ao centro da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro, a construção da alça ficará a cargo da Termaq Terraplanagem – Construtora Civil e Esvacações Ltda. e faz parte do corredor de ônibus da Armando deSalles.
Segundo ele, este complemento sairá do viaduto da Rosário interligando já a avenida Armando Salles, no sentido Vila Rezende/Teatro Municipal. Isso vai evitar um tempo a mais no semáforo no cruzamento da ruaTiradentes com a avenida Armando de Salles,que hoje tem três tempos e passará a ter dois.
CARACTERÍSTICAS DA OBRA
Extensão: 87 metros Largura da pista: 5,50 metros Largura total: 6,30 metros Quantidade de concreto 30Mpa: 696 metros cúbicos Armação (aço): aproximadamente 73.000 kg Valor do Viaduto R$ 1.124.305,59