A Prefeitura faz amanhã, 25/04, a desinsetização e desratização do prédio da nova UPA Vila Cristina. A ação vai eliminar e evitar o aparecimento de insetos e aracnídeos, como baratas e escorpiões, e de ratos, vetores de doenças contagiosas.
De acordo com o setor de Gestão em Projetos da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, com a desinsetização e desratização a unidade estará protegida durante um ano. E o serviço será feito agora para não paralisar o atendimento adiante, quando a unidade já estiver funcionando.
Nova UPA da Vila Cristina passará por desinsetização e desratização amanhã: protegida por um ano
Outra ação iniciada nesta semana foi a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. Foram instalados 9 aparelhos – os maiores – de 24 e 36 mil BTUs, nas recepções, quartos de observação adulto e pediátrico, sala de emergência e posto de enfermagem.
A nova UPA fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá. Com projeto moderno, conta com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, terá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.
Foram instalados 9 aparelhos de ar-condicionado de 24 e 36 mil BTUs em salas como recepção e quartos de observação
De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a unidade trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, disse.
RAIO-X DA OBRA – NOVA UPA VILA CRISTINA E REGIÃO
Área de terreno: 4.153,87 m²
Área de construção: 2.367,82 m²
Número de leitos: 52*
Consultórios: 10, sendo 4 infantis
* 12 leitos infantis; 15 femininos; 16 masculinos, 6 de emergência e 3 de isolamento