Anunciadas em abril deste ano, as obras de reforma do antigo prédio da UPA Vila Cristina vão começar em breve. A licitação está em fase final e o investimento estimado com a obra é superior a R$ 2 milhões, com o tempo de nove meses para ser concluída, a partir da assinatura da ordem de serviço. No local, será instalado Centro de Atenção Psicossocial 24 horas (CAPS III), onde a atenção das equipes é para o atendimento prioritário de pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Cabe lembrar que a unidade também vai proporcionar serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad (álcool e outras drogas), possuindo até cinco leitos para acolhimento noturno. Além disso, será a base para veículo de atendimento ao serviço do Consultório na Rua.
O trabalho de recuperação do espaço, abandonado há quase uma década, teve início há dois anos, a pedido do prefeito Luciano Almeida, as discussões junto as Secretarias de Saúde e de Obras e Zeladoria (Semozel) na definição do serviço que seria implantando naquele prédio. A partir da definição que o espaço receberia uma unidade de CAPS III, foram realizados os estudos técnicos e definição do projeto, cuja licitação teve início no mês passado e está em fase de conclusão.
De acordo com a Semozel, será feita a reforma geral no prédio, interna e externamente, com troca total do telhado e de telhas de fibrocimento, por telhas metálicas antitérmicas; reestruturação das instalações elétricas e das instalações hidrossanitárias para sanar o problema de falta de água; Vão ser criados novos ramais de captação de esgoto para atender os novos sanitários e a instalação de ramais para captação de água de chuva para evitar os problemas de alagamentos; será instalado novo reservatório de água; troca de revestimentos para sanar problemas estruturais e de infiltrações; além de pintura geral interna e externa.
Além disso, o prédio será todo reestruturado para o novo modelo de atendimento, de acordo com as exigências da classificação de Nível III para Centro de Atendimento Psicossocial. Possuirá três salas de atendimento individualizado, quatro quartos coletivos, sala de atividades internas e espaço de recreação e convivência externo, posto de enfermagem, sala de medicação, quarto de plantão médico, cozinha, refeitório e área administrativa.
O andar inferior também receberá reforma com pintura, troca de esquadrias, reestruturação das instalações elétricas e instalações hidrossanitárias – com troca dos vasos sanitários, lavatórios, torneiras e demais acessórios, além de limpeza e nova pintura.