Acontece amanhã (03), a partir das 14h, no SESC Piracicaba, o pré-lançamento do Dia do Desafio – Challenge Day, que neste ano acontecerá no dia 27 de maio.

O evento, que tem como tema “ Esporte : Mexendo Com As Comunidades ”, , pretende promover a reflexão junto às lideranças municipais sobre os benefícios da prática esportiva e sua função de agregação social. O pré-lançamento contará com a presença de da ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquetebol e D. Ilda Borges Gonçalves, ex-presidente da Associação Esportiva Adunimep.

Na oportunidade, receberão certificados – confeccionados pelo SESC e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras – entidades, escolas e pessoas que participaram da última edição do Dia do Desafio; o secretário de Esportes Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, pela coordenação geral em piracicaba e os professores Johnny, Clévis e Alexandre, da Selam, pela mobilização comunitária e organização geral do evento.Também será entregue ao Prefeito Municipal, Barjas Negri, troféu pela participação de Piracicaba no ano passado.

O desafio

O Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc e, desde 2000, o mesmo Sesc coordena as atividades em todo o continente americano.

O evento visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física, reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que nesse dia buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes. Quem realizar a atividade por pelo menos 15 minutos, deve comunicar sua participação ao Sesc ou a Prefeitura Municipal.

No ano passado o Dia do Desafio mobilizou 3.487 cidades de 22 paises do Continente Americano com adesão de mais de 59 milhões de pessoas. Em Piracicaba foram 81.911 pessoas que se movimentaram em torno dessa idéia, envolvendo 214 instituições da cidade. A cidade venceu Cajeme, cidade mexicana, em 2008.