O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove as pré-conferências municipais da Assistência Social. As ações serão realizadas em unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de equipamentos públicos e em serviços da rede socioassistencial, como preparatórias para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá nos dias 29 e 30/06, no anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino (Fumep).

A programação teve início na semana passada, reunindo idosos da Estação Idoso e usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O calendário segue a partir de amanhã, 16/05, às 9h, no Centro Dia do Idoso. Ao todo serão realizadas 12 pré-conferências.

Euclidia Fioravante, secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, explica que as preparatórias são espaços abertos para a população de diferentes regiões e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social falarem sobre a política da assistência e suas demandas. “Nestes espaços podemos refletir juntos sobre a elaboração de novas ações que contribuam para o município”.

No dia 23/05, às 9h, a pré-conferência também acontecerá no Centro Dia do Idoso. Já no dia 22/05, às 9h, o evento aberto ao público acontece no Centro Comunitário do Eldorado, localizado na rua Romeu Rípoli, 620, com a participação do Cras Piracicamirim.

No dia 25/05, quinta-feira, ocorrem três encontros, em locais diferentes. Às 13h, no Varejão do Piracicamirim, na rua São Thomaz de Aquino, s/nº; às 13h30, no Centro Comunitário do Jardim São Paulo, localizado na rua Ingá, 834, com participação do Cras Jd. São Paulo e para os moradores da região do Mário Dedini, acontece às 19h, no Cras do território -, avenida Luiz Ralph Benatti, 1.400. A pré-conferência também acontecerá no dia 31/05, às 9h, no Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro Pop).

Em junho, elas acontecerão no dia 15, às 9h30, no Cras São José e também na Casa do Amor Fraterno, com participação do Cras Novo Horizonte. Para finalizar, no dia 21/06, às 9h, o Cras Vila Sônia recebe a pré-conferência da Assistência Social.

As pré-conferências realizadas entre os dias 10 e 11/05 reuniram mais de 50 usuários dos serviços. Os participantes discutiram sobre a organização da política de assistência social e a importância da comunicação de todos os setores de atendimento à população.

Pré-conferência na Estação Idoso

Estação Idoso e Apae – As pré-conferências realizadas entre os dias 10 e 11/05, reuniram juntas, mais de 50 usuários dos serviços. Os participantes discutiram sobre a organização da política de assistência social e a importância da comunicação de todos os setores de atendimento à população.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

O tema definido para a 14ª edição será Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos, que norteará os eixos para discussão: I – Eixo 1: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país; II Eixo 2: Controle Social: Qualificação e estruturação das infâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; III – Eixo 3: Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?; IV Eixo 4: Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas de direitos no SUAS; V Eixo 5: Benefício e transferência de renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Toda a população está convidada a participar: usuários dos serviços, autoridades, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos existentes no município, organizações sociais, entre outros.

Inscrições – As inscrições para a Conferência Municipal serão feitas durante a realização das pré-conferências.