O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conselho vinculado e serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), respectivamente, promovem no mês de junho nove pré-conferências da Assistência Social. Os eventos estão distribuídos pelos territórios que abrangem os Cras, tendo como público-alvo os usuários dos serviços da assistência e, na Biblioteca Municipal, para os profissionais que trabalham no SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A primeira delas acontece amanhã, 08/06, a partir das 9h30, promovida pelo Cras Centro 1, na Escola Estadual Felipe Cardoso, localizada na rua Principal, 20, em Anhumas.
O calendário ainda inclui prés no dia 09, na Biblioteca Municipal (rua Saldanha Marinho, 333), a partir das 8h30, para profissionais do SUAS; dia 20, promovido pelo Cras São José, a partir das 13h30, acontece no Espaço Casa Verde (avenida Demóstenes dos Santos Correa, 1333); dia 21, também às 13h30, promovida pelo Cras Novo Horizonte, acontece no Centro Social (rua Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145); dia 22, às 13h30, no Cras Mário Dedini (avenida Luis Ralf Benatti, 1.400); dia 23, às 8h30, promovida pelo Cras Centro 2, acontece na Estação do Idoso (avenida Dr. João Conceição, 1.130); no dia 27, às 13h30, promovida pelo Cras Vila Sônia, acontece na Igreja dos Mórmons (rua Humberto Venturini, 620); dia 28, às 13h30, no Cras Jardim São Paulo (rua Professor Felinto de Brito, 366) e no dia 29, às 13h30, promovida pelo Cras Piracicamirim, acontece no Varejão (rua Leontino Boscariol, 50).
As pré, como o próprio nome diz, são reuniões preparatórias para a XI Conferência Municipal da Assistência Social. Estes eventos distribuídos pelos Cras irão discutir a política de assistência social na cidade, quais os direitos que os usuários têm e, assim, elaborar propostas para serem levadas para a Conferência Municipal.
Para a titular da Semdes, Eliete Nunes, é importante a realização destas preparatórias para que a população possa opinar e elaborar propostas numa linguagem do usuário. “As pré-conferências são um momento importante, pois a população das diferentes regiões e os trabalhadores do Suas podem opinar sobre a política de assistência social, os serviços existentes no município e apontar a necessidade de aprimoramento ou criação de novas ações na assistência social.”
CONFERÊNCIA MUNICIPAL – A conferência municipal, que terá como tema A Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, será realizada nos dias 19 e 20 de julho, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, localizado na rua Cristiano Cleopath, 1.902.
Para esmiuçar o tema, que também será discutido em nível estadual e nacional nas conferências pertinentes, foram definidos quatro eixos norteadores: Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo: 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; Eixo 3: Acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
SERVIÇO – As inscrições para a Conferência Municipal poderão ser feitas a partir de amanhã, 08, até 15 de julho, por meio do sítio do Conselho (http://www.cmas.piracicaba.sp.gov.br/), ou na sede do Cmas, localizada na rua Joaquim André, 895, ou pelo telefone 3434-0461 e também nos Cras, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).