Por meio do Projeto Prata da Casa, Piracicaba será presenteada com a apresentação do grupo Choro de Saia – um dos poucos conjuntos brasileiros composto apenas pormulheresinstrumentistas – amanhã (04), às 21h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Desde sua criação, em 2000, o grupo já passou por várias formações. Atualmente é composto por Hebe Cardinali (voz e violão), Sandra Marques (voz e violão de sete cordas), Jú de Moraes (flauta transversal e escaleta), Celinha Marchini (voz e pandeiro) e Tô Mendes (voz e cavaco), estas três desde o início, ao lado do diretor musical José Donizete de Godoy. Em abril de 2009, o grupo lançou o nome Choro de Saia na Câmara de Vereadores de Piracicaba. “A semente que foi lançada cresceu, deu muitos frutos e renasceu madura, abençoada, como Choro de Saia”, suspira Tô Mendes. Com um repertório caprichado que inclui participações especiais de Lello Bittencourt (percussão e efeitos) e Alexandre Wuensche (violão de oito cordas), o grupo vai estrear, na quinta-feira, seu novo nome e o novo logotipo, criado por Paulo Caruso. “Estamos muito apreensivas, já que esta é a primeira vez que vamos nos apresentar em um lugar tão glamoroso, como é o Teatro, e ainda estreando o nome” conta Mendes. A expectativa é grande, mas a apresentação tem tudo para ser um sucesso, já que experiência o grupo tem de sobra. Há poucos meses, o quinteto apresentou-se no SESC, ao lado do grupo MPB4, com muito êxito. Nosso choro pra você Além da estréia do novo nome, a apresentação do Choro de Saia no Teatro Municipal terá um outro ponto marcante: o lançamento do CD ‘Nosso choro pra você’. “As músicas brasileiras têm diversas possibilidades de execução e nesse CD registramos nossa maneira peculiar de interpretá-las”, explica Mendes.

Embora as instrumentistas do Choro de Saia tenham se destacado pelo talento instrumental e pela primazia na execução do choro, o trabalho vocal também é refinado e contempla clássicos do samba e da seresta, valorizando a essência da música brasileira. O primeiro CD reúne todas essas habilidades e ainda traz uma canção inédita. “Nós gravamos a música ‘Amor Primeiro”, de Oswaldo Marques, pai de uma das integrantes”, revela a instrumentista que parece estar preparada para todas as emoções que a aguardam amanhã à noite.