Com diversas atividades totalmente gratuitas, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realizou hoje, 29/08, das 9h às 16h, na Praça José Bonifácio, programação celebrativa aos 65 anos do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, local que foi a casa do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. Crianças, jovens e adultos compareceram ao evento e puderam ouvir música e contação de histórias, bem como participar de oficinas.

Crianças participaram de contação de histórias com Elson de Belém

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi inaugurado no dia 1 de agosto de 1957. Antes desta data, o edifício abrigou, após a década de 1930, a Faculdade de Odontologia Prudente de Moraes, o Grupo Escolar Dr. Prudente e a Delegacia de Ensino. Atualmente tem exposição permanente, com diversos objetos que colaboram para a valorização e difusão da história, cultura e identidade locais, com informações sobre a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização do município.

Diretora do Museu, Érica Frasson, durante abertura do evento celebrativo

"Esse museu é um dos mais antigos do gênero no Estado e não poderíamos deixar de celebrar esta data, então preparamos um dia inteiro de atividades gratuitas para a comunidade piracicabana", falou a diretora do espaço, Érica Frasson.

Para a programação de aniversário foram organizadas exposição informativa sobre o museu, troca de livros, oficinas de contação de histórias e de jogos teatrais, com Élson de Belém; pintura facial e cabelo maluco; apresentação de zumba, com o instrutor Jorge Alexandre; música, com Patrícia Ribeiro e Gabriel Allan, além do "Parabéns" ao museu.

Amigas Ana Laura Oliveira e Ana Luiza Mendonça receberam folder sobre cultura piracicabana

"Prudente de Moraes fez muito por Piracicaba e é fundamental que a história dele seja preservada. E o museu cumpre este papel. Com as atividades aqui na praça, no centro da cidade, fica ainda mais fácil de as pessoas terem acesso à relevância dele", disse o aposentado Genival Mendes, 78, que passou pela praça na manhã de hoje e resolveu parar para ver a exposição.

Docentes da Escola Municipal Prof. Heitor Pompermayer marcaram presença no evento celebrativo

Quem também compareceu ao evento foi Ana Paula Martinelli, 40, diretora da Escola Municipal Prof. Heitor Pompermayer. Ela estava acompanhada de professoras da unidade de ensino, para que depois, em sala de aula, possam compartilhar com os alunos os aprendizados relacionados ao Museu. "Neste momento, estamos fazendo na escola uma retrospectiva histórica da cidade e falando de diversos pontos, sendo o Museu um deles, então combinamos de prestigiar o evento e ter o melhor proveito dele", afirmou.

Aposentado Genival Mendes observa exposição informativa sobre o museu na Praça José Bonifácio

NOVA GERAÇÃO – As amigas Ana Laura Oliveira, 9, e Ana Luiza Mendonça, 8, estudantes da E.E. Moraes Barros, marcaram presença no evento comemorativo. Elas foram acompanhadas de professoras e de cerca de 70 alunos da instituição educacional, no período da manhã. No local, puderam ouvir lendas piracicabanas e conhecer, por meio de folder entregue por colaboradores do museu, o dialeto caipiracicabano, tombado como patrimônio imaterial de Piracicaba. "Nunca fui no museu, mas minha mãe falou que vai me levar e eu quero que esse momento chegue logo", comentou Ana Laura. "Eu sei que no museu tem coisas que fazem parte da história da cidade e também quero conhecer o lugar", completou Ana Luiza.

VISITAÇÃO – Situado na região central de Piracicaba, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h. O endereço é rua Santo Antonio, 641, Centro. O telefone para contato é (19) 3422-3069.