O Poupatempo Municipal de agosto de 2006 até o mês passado, já realizou 309.971 atendimentos, média de 407 pessoas/dia. O Poupatempo Municipal, implantado pela atual administração, completou quatro anos em agosto deste ano. Em 2006 (a partir de 28 de agosto) foram realizados 8.025 atendimentos; 2007, 45.384; 2008, 80.059; 2009, 101.080 e de janeiro a agosto deste ano, 75.363.

De acordo com o responsável pela unidade, Luiz Carlos Micheletti, a grande demanda dos atendimentos é resultante da rapidez, localização central e a agilidade dos serviços na unidade, visando facilitar o acesso aos serviços municipais. Até agosto de 2006, toda prestação de serviços era centralizada no prédio do Centro Cívico.

Localizada na Avenida Armando Salles de Oliveira, 2056, esquina com a Rua D. Pedro II, a unidade disponibiliza à população serviços de cinco órgãos diferentes: Finanças, Saúde, Emdhap, Semdes e Semae. Embora a demanda oscile, diariamente, são 400 atendimentos/dia, o que representa uma média de 10 mil contribuintes por mês.

No Poupatempo, os cidadãos têm acesso a diversos serviços públicos da esfera municipal, onde funcionários treinados auxiliam os usuários na execução de serviços como parcelamento de IPTU, retirada de boleto para pagamento de parcela em atraso, taxas como vigilância sanitária, enterros, BIC (Boletim Informativo Cadastral), de todas as taxas arrecadadas pela Prefeitura; parcelamento, ligação, corte, religação de água, pedidos de certidões de casamento, nascimento e óbitos para cartórios de qualquer parte do país.

O coordenador da unidade ressalta ser importante a receptividade da população. “Estamos efetuando ajustes para ampliar e melhorar os serviços. Instalamos 10 linhas telefônicas para entrar em contato com os pacientes, para o agendamento de consultas médicas”. Observa que “felizmente os cidadãos estão nos procurando, solucionando dúvidas sem a necessidade de locomoção até o Centro Cívico”. Normalmente, o início do ano é a época em que os contribuintes mais procuram a unidade para efetuarem parcelamentos dos tributos”. Trabalham na repartição 28 funcionários.

Micheletti explica que a rapidez, localização central e a agilidade dos serviços são os principais atrativos pelos serviços. Os usuários comentam sobre a proximidade com o Terminal Central e o atendimento ágil. Essa é justamente a proposta do Poupatempo: facilitar o acesso aos serviços municipais, completa.

De acordo com Micheletti, o Poupatempo cumpriu suas duas premissas básicas, propostas em 2006: “Mudamos a cara do serviço público e aproximamos o município da população”. Lembra que o padrão de atendimento, hoje elogiado e com índices altos de aprovação, se aperfeiçoou com o tempo, graças à compreensão do cidadão e dedicação dos funcionários.

Quem trabalha na unidade passa por treinamento de caráter conceitual dos trabalhos e de integração entre os novos funcionários. “A capacitação é feita no dia a dia de trabalho, onde os funcionários adotam procedimento para facilitar ainda mais a vida do cidadão”, assegura Micheletti.

O secretário de Finanças, pasta da qual o Poupatempo está subordinado, Admir Leite, diz estar contente com a instalação deste centro de excelência em serviços. O Poupatempo é sinônimo de agilidade e eficiência do governo municipal. “A população piracicabana merece esta unidade, que facilita o acesso do cidadão aos mais diferentes serviços públicos”.

Secretaria/Setor

Serviços Oferecidos

-Secretaria Municipal de Finanças

Tributos; IPTU; ISSQN e outras taxas, como também parcelamento e levantamento de débitos.

Protocolo: Pedidos de serviços municipais diversos

-Secretaria Municipal de Saúde

Cartão SUS

-Emdhap

Inscrição para casa própria do sistema CDHU e emissão de boleto para pagamento de prestação

-Semae

2ª via de conta de água, solicitação de: religação, certidão negativa, de alteração de nome; reclamação de falta de água; corte a pedido; ligação de água e esgoto

-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

De agosto de 2006 até março de 2010 eram preenchidos os formulários para confecção de RG, atestado de antecedentes criminais e atestado de pobreza para encaminhar os cartórios de qualquer local deste país para requisitar a 2ª via de certidão de nascimento/casamento/óbito. Atualmente com a inauguração do Poupatempo Municipal, o atestado de antecedentes criminais não são preenchidos aqui. Preenchemos e encaminhamos os atestados de pobreza para qualquer lugar deste país para pessoas carentes que residem nesta cidade e precisam da 2ª via e tem “dificuldades” em buscar sua certidão (Casamento/Nascimento/Óbito) e a certidão chega neste Poupatempo para que possamos entregar ao requerente.

Neste mesmo prédio no andar superior há uma equipe do CENTRUS que agendam consultas médicas, exames de mamografia, ultrasson e monitoramento de gestantes.

Dias Úteis

Atendimentos

Média de Pessoa/dia

Início 28/08/2006