O Poupatempo Municipal de setembro de 2006 a 2009 já realizou 256.352 atendimentos, média de 407 pessoas/dia. O Poupatempo Municipal, implantado pela atual administração, completou três anos em agosto do ano passado. Em 2006 (a partir de setembro) foram realizados 8.025 atendimentos; 2007, 52.073; 2008, 84.216 2 e em 2009, 112.038.

De acordo com o responsável pela unidade, Luiz Carlos Micheletti, a grande demanda dos atendimentos é resultante da rapidez, localização central e a agilidade dos serviços na unidade, visando facilitar o acesso aos serviços municipais. Até agosto de 2006, toda prestação de serviços era centralizada no prédio do Centro Cívico.

Localizada na Avenida Armando Salles de Oliveira, 2056, esquina com a Rua D. Pedro II, a unidade disponibiliza à população serviços de cinco órgãos diferentes: Finanças, Saúde, Emdhap, Semdes e Semae. Embora a demanda oscile, diariamente, são 400 atendimentos/dia, o que representa uma média de 10 mil contribuintes por mês.

No Poupatempo, os cidadãos têm acesso a diversos serviços públicos da esfera municipal, onde funcionários treinados auxiliam os usuários na execução de serviços como parcelamento de IPTU, retirada de boleto para pagamento de parcela em atraso, taxas como vigilância sanitária, enterros, BIC (Boletim Informativo Cadastral), de todas as taxas arrecadadas pela Prefeitura; parcelamento, ligação, corte, religação de água, boletos de 2ª vias e preenchimento para formulários da 1ª, 2ª vias do RG e pedidos de certidões de casamento, nascimento e óbitos para cartórios de qualquer parte do país.

O responsável pela unidade ressalta ser importante a receptividade da população. “Estamos efetuando ajustes para ampliar e melhorar os serviços. Instalamos 10 linhas telefônicas para entrar em contato com os pacientes, para o agendamento de consultas médicas”.

Micheletti observa que “felizmente os cidadãos estão nos procurando, solucionando dúvidas sem a necessidade de locomoção até o Centro Cívico”. Normalmente, o início do ano é a época em que os contribuintes mais procuram a unidade para efetuarem parcelamentos dos tributos”. Trabalham na repartição 28 funcionários.

Segundo Micheletti a rapidez, localização central e a agilidade dos serviços são os principais atrativos da unidade. Os usuários comentam sobre a proximidade com o Terminal Central e o atendimento ágil. Essa é justamente a proposta do Poupatempo: facilitar o acesso aos serviços municipais, completa.

De acordo com Micheletti, o Poupatempo cumpriu suas duas premissas básicas, propostas em 2006: “Mudamos a cara do serviço público e aproximamos o município da população”. Lembra que o padrão de atendimento, hoje elogiado e com índices altos de aprovação, se aperfeiçoou com o tempo, graças à compreensão do cidadão e dedicação dos funcionários.

Quem trabalha no Poupatempo passa por treinamento de caráter conceitual dos trabalhos e de integração entre os novos funcionários. “A capacitação é feita no dia a dia de trabalho, onde os funcionários adotam procedimento para facilitar ainda mais a vida do cidadão”, assegura Micheletti.

O secretário de Finanças, pasta da qual o Poupatempo está subordinado, Admir Leite, diz estar contente com a instalação deste centro de excelência em serviços. O Poupatempo é sinônimo de agilidade e eficiência do governo municipal. “A população piracicabana merece esta unidade, que facilita o acesso do cidadão aos mais diferentes serviços públicos”.

Atendimentos em 2009

2006

8.025

2007

52.073

2008

84.216

2009

112.038

Total

256.352

Estrutura

-03 guichês para Tributos

-02 guichês Saúde

-02 Emdhap

-02 Semdes

-02 Semae

Serviços

Tributos – Parcelamento de IPTU, retirada de boleto para pagamento de parcela em atraso, taxas como vigilância sanitária, enterros, BIC (Boletim Informativo Cadastral), de todas as taxas arrecadadas pela Prefeitura;

Semae – Parcelamento, ligação, corte e religação de água, boletos de 2ª vias;

Semdes – Preenchimento para formulários da 1ª, 2ª vias do RG e pedidos de certidões de casamento, nascimento e óbitos para cartórios de qualquer parte do país.

Emdhap – Cadastramento e inscrição para casa própria, 2ª via do boleto prestação CDHU;

Saúde – Emissão do cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e agenda de consultas com atendimento feito pela equipe do Centrus (Central de Relacionamento do Usuário do Sistema Único de Saúde).

O Poupatempo Municipal em Piracicaba atende de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30, à Avenida Armando de Salles Oliveira, 2.056 (esquina com Dom Pedro II). Informações 3433-1605.