Poupatempo Municipal registra mais de 200 mil atendimentos em 2018
O Poupatempo Municipal registrou, no ano passado, 213 mil atendimentos. Diariamente são realizados, aproximadamente, 1.000 atendimentos, o que representa uma média mensal de 20 mil. Entre servidores públicos e estagiários, 20 pessoas trabalham no local – que funciona das 8h30 às 16h30. Instalado desde 2006 bem no centro da cidade – na Avenida Armando de Salles Oliveira, 2056, esquina com a Rua D. Pedro II – o Poupatempo Municipal permite ao cidadão acesso a diversos serviços municipais oferecidos pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Centrus (Central de Relacionamento com Usuário SUS) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No Poupatempo, os cidadãos têm acesso a diversos serviços públicos da esfera municipal. Funcionários treinados auxiliam os usuários na execução de serviços como ligação, corte, religação de água, pedidos de certidões de casamento, nascimento e óbitos, para cartórios de todo o país. Segundo Reginaldo Luiz de Oliveira, coordenador da unidade, a grande demanda dos atendimentos é resultante da rapidez, localização central e a agilidade dos serviços, visando facilitar o acesso aos serviços municipais.

Poupatempo Municipal fica na Avenida Armando de Salles Oliveira, 2056
Segundo ele, a maior procura recai sobre a Centrus, que emite o Cartão Nacional de Saúde com Usuário SUS (Sistema Único de Saúde) e agenda consultas, exames e pequenas cirurgias. “São mais de 800 atendimentos por semana, 15 mil por mês e 192 mil por ano”, afirma Oliveira. Ele ressalta a importância da receptividade da população. “Estamos sempre efetuando ajustes para ampliar e melhorar os serviços. Felizmente os cidadãos estão nos procurando, solucionando dúvidas sem a necessidade de locomoção até o Centro Cívico”, completa.
Outro facilitador na procura dos serviços do Poupatempo Municipal é a localização do posto – nas imediações do Terminal Rodoviário e de Integração. “Os contribuintes que moram em bairros mais afastados e têm dificuldades para chegar no Centro Cívico, podem comparecer à unidade central, onde terão toda orientação e atendimento necessários. Os atendentes passam por treinamentos constantes para servir à população da melhor forma possível”, diz Reginaldo.
SERVIÇO APROVADO – A ótima receptividade do serviço é comprovada pelos usuários. Moradora do bairro São Jorge, Neusa Barbosa de Moura, 61, foi até o Poupatempo Municipal para solicitar exames para seu filho. “Fui muito bem atendida. É muito bom esta unidade estar localizada no centro da cidade, facilitando a vida de pessoas que, como eu, dependem do transporte coletivo. Saí do Terminal Central de Integração e em poucos minutos estava no Poupatempo”, diz.

Neusa Barbosa de Moura salienta o bom atendimento do Poupatempo
Laiane Zuquer, 29, que mora no Jardim Oriente, também esteve no local para fazer o Cartão SUS da filha recém-nascida. “Esta unidade é muito importante para o dia a dia das pessoas”, comentou satisfeita. Já Marcelo Alves, 52, morador da Paulista, utilizou o Poupatempo pela primeira vez – ele foi retirar o Cartão SUS. E a primeira impressão foi das melhores. “Fui muito bem atendido e pude perceber a agilidade no atendimento. Uma iniciativa louvável”, afirma.
Marcelo Alves diz que serviços do Poupatempo Municipal são 'louváveis'
SERVIÇOS – No Poupatempo Municipal o contribuinte tem acesso aos seguintes serviços:
Smads – Fornecimento de atestado de pobreza para isenção de serviços cartoriais; solicitação de 2ª via de certidões de casamento, nascimento e óbito; informações sobre demais serviços prestados pela prefeitura. O tempo médio de atendimento é de 3 minutos e a média de pessoas atendidas por dia é 130. Semae – Segunda via de conta de água; parcelamento, levantamento de débitos, solicitação de religação, solicitação de ligação de água e/ou esgoto, certidão negativa de débitos, solicitação de desligamento, solicitação de consertos de vazamentos na rua ou passeio e abertura de AS´s diversas – como extravazamento de esgoto, furto de hidrômetro, falta de água, mudança de cavalete etc. Centrus – Emissão do Cartão Nacional de Saúde, agendamentos de consultas médicas, exames e pequenas cirugias. Anvisa – Emissão do Certificado Internacional de Vacinação para pessoas que precisam viajar para o exterior e para Estados onde há epidemias.
