O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) realiza um serviço para detecção e reparo de vazamentos visíveis e não visíveis para combater as perdas físicas de água e contribuir para a regularização do abastecimento de água em Piracicaba. O trabalho inclui serviços de geofonamento, troca de ramais e reparos de redes de distribuição do sistema de água. O contrato tem duração de até 12 meses e o investimento é de R$ 3.826.150,04.

Equipamento usado para geofonamento

Os serviços foram iniciados no Distrito de Artemis e Lago Azul e agora são realizados no Parque Orlanda, região abastecida pela Estação Elevatória Boa Esperança. O rastreamento será feito em toda a cidade, somando um perímetro de 1.200 quilômetros. Uma vez detectado o vazamento em determinado ponto, o local é assinalado para a realização do reparo imediato ou em uma data próxima.

A equipe realiza o rastreamento em três etapas: na primeira, é utilizada uma haste de escuta para determinar localizações com possíveis vazamentos. Se não localizado vazamento, em seguida, é utilizado o geofone (instrumento que serve para escutar ruídos utilizando-se da prospecção através do eco).

Técnicos utilizam equipamentos de escuta para detectar vazamentos não visíveis

“O combate às perdas físicas de água no sistema de abastecimento é uma das ações de grande importância no município, devendo ser contínua, visto que resulta em reflexos diretos na medida da eficiência operacional e na gestão econômico-financeira dos serviços de saneamento”, afirma o diretor do Departamento de Operação e Manutenção, Pedro Caes.

“A ação faz parte de um conjunto de projetos que a autarquia está colocando em execução com o objetivo de reduzir o índice de perdas físicas no abastecimento. No último dia 12/06, teve início o contrato emergencial de reparos e junto a essa operação, diversas outras estão sendo implementadas pela autarquia, entre elas o contrato de geofonamento (pesquisa de vazamentos não visíveis), implementação do novo CCO (Centro de Controle Operacional) e instalação de telemetria (sistema que permite a verificação dos dados da rede de abastecimento, através de sensores estrategicamente posicionados) em 25 novas áreas”, completa Caes.

Marcações são feitas nos locais onde os vazamentos são encontrados, para realizar reparos

COLABORAÇÃO – O Semae pede a colaboração da população durante os serviços de campo do geofonamento, já que ele é realizado com o uso de equipamentos próximos às residências, tanto de dia quanto à noite.

Importante destacar que não há qualquer tipo de cobrança aos moradores por esse trabalho, e todos os funcionários trabalham uniformizados e identificados com crachá. “Vamos operar de forma a minimizar o transtorno dentro do possível, contudo, pedimos a colaboração e compreensão dos moradores”, finaliza Caes.

Semae executa serviços para detecção de vazamentos não visíveis

INVESTIMENTOS – O geofonamento integra pacote de investimentos do Semae de R$ 150 milhões em melhorias na rede de abastecimento da cidade. Os programas Desenvolve SP, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) I e II, além de recursos próprios da autarquia, contemplam os investimentos. Recentemente, a autarquia entregou a ampliação da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) Capim Fino, e anunciou o início das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Capim Fino.

Importante destacar que o Semae já executou e entregou obras importantes para ampliar o fornecimento de água em Piracicaba. Entre elas estão a ampliação da adutora Marechal que beneficiou mais de 100 mil pessoas, adutora Monte Feliz que abastece mais de 20 mil pessoas nos bairros Monte Feliz e Água Branca, substituição de rede na Avenida São Paulo, interligação de rede Marechal-Pauliceia, extensões de rede na Avenida Raposo Tavares e também para as áreas rurais Monjolinho e Pau D’Alinho, e a troca de cerca de 30 metros de rede da adutora ETA Luiz de Queiroz-EEAT Marechal Deodoro. Reformas e ampliações entregues da Casa de Bombas Marechal e em andamento as Casas de Bombas Unileste, Paulicéia e ETA 3.

Técnicos fazem medição da pressão da água para detectar possíveis vazamentos