Cinco bares foram interditados no fim de semana prolongado em Piracicaba, por não cumprirem o decreto número 18.379, que estabelece o protocolo sanitário geral da fase 3 (amarela) para combate ao coronavírus. As equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa), com apoio da Guarda Civil (Pelotão Ambiental e Romu), atenderam determinação do Ministério Público (MP), que receberá relatório sobre essa ação.
Em um dos bares foi constatada a aglomeração de aproximadamente 100 pessoas sem máscaras
Foram interditados um bar na rua Voluntários de Piracicaba, dois na avenida Carlos Botelho, um na rua Luiz de Queiroz e outro na avenida Dr. Paulo de Moraes. Nesse último, havia mais de 100 pessoas. As infrações constatadas pelos fiscais da Visa foram a aglomeração de pessoas sem máscaras e o consumo de bebida alcoólica após as 22h.
A comandante da Guarda Civil, Lucineide Maciel, reforça que a fiscalização faz, primeiro, a orientação. Depois, ao retornar, se constatada a irregularidade, é feita a notificação. Se em uma terceira visita for constatado que o protocolo geral ainda não é respeitado, o estabelecimento é interditado e a reabertura só acontece após o proprietário apresentar à Prefeitura um Plano de Contingenciamento Sanitário, constando todas as medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus.
Em caso de reincidência, o proprietário do estabelecimento interditado pode ser multado (a multa pode ir de 10 a 10.000 UFESP e cada UFESP está em R$ 27,61) e até ter o alvará cassado.
“Vamos continuar com as operações de fiscalização para uma retomada segura. É importante que os comerciantes se conscientizem de que seguir o protocolo geral sanitário é a melhor e mais rápida forma para essa retomada. Para isso, eles precisam garantir que os seus clientes sigam as regras, se protejam e protejam os outros”, disse a comandante.
Entre os dias 3, 4, 5 e 6, foram fiscalizados 41 estabelecimentos no município, com entrega de nota técnica (orientação). Vinte e um foram notificados, porque já haviam sido orientados. Ainda na quinta-feira, 03/09, um outro bar, na rua Campos Salles, Centro, também foi interditado. Após apresentar protocolo de contingenciamento sanitário, pode reabrir.