População deve redobrar atenção com criadouros, alerta Saúde
A confirmação de dois casos de febre Chikungunya em Limeira deixou a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba em alerta. Os casos registrados na cidade vizinha acometeram um casal que viajou para a Venezuela, que vive um surto da doença. A confirmação foi feita pela Secretaria de Saúde daquele município no início da noite de quarta-feira (22). Ainda segundo a Pasta, outro caso aguarda confirmação.
Com sintomas como febre alta de início repentino, dor muito intensa nas articulações dos pés e mãos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça e musculares e manchas vermelhas na pele, a Chikungunya é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e Aedes albopictus seus principais vetores.
Parte dos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas por um período de seis meses a um ano. Segundo a SMS, o grupo de pessoas em risco de apresentar a doença são as que viajaram para África, Ásia e América Central, onde há casos da febre, e retornaram ao Brasil com febre, dor no corpo e nas articulações.
Até o último final de semana, os agentes de combate à dengue haviam recolhido quase 300 toneladas de materiais inservíveis nos arrastões contra a dengue promovidos desde julho. “Temos que redobrar a atenção e eliminar os criadouros como pratos de plantas, pneus e recipientes plásticos, pois além da dengue, temos o risco de que os casos da Chikungunya, que tem sintomas parecidos com a dengue, mas é mais severa, possam chegar ao município. Além da prefeitura, esse trabalho de eliminação dos criadouros deve ser de responsabilidade de toda a população”, alerta o secretário de Saúde, Pedro Mello.
De acordo com o secretário, é imprescindível que pessoas que viajaram para os países citados e apresentaram os sintomas da doença informe o serviço de saúde mais próximo de suas residências. Caso sejam identificados casos da febre Chikungunya em Piracicaba, a Secretaria da Saúde já tem um plano de ação para prevenção e controle da doença. “Caso haja confirmação da doença em Piracicaba, nossas equipes farão o trabalho de bloqueio químico (nebulização) e mecânico (eliminação dos criadouros dos mosquitos) na região onde reside o paciente”, garantiu Pedro Mello.

ARRASTÕES Até o dia 18 de outubro, 297,6 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas pelas equipes da Saúde em mega arrastões aos sábados e arrastões menores, realizados pelas equipes do PSF (Programa Saúde da Família).
Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), o arrastão está sendo realizado na área do PSF Boa Esperança 1, em Santa Teresinha. No sábado (25), o mega arrastão irá visitar os bairros Jardim Monte Cristo, Jardim Ibirapuera, Jardim Camargo, Tatuapé 1 e 2 e Santo Antônio, Jardim Itapuã e Jardim Tóquio.
Apesar da redução no número de casos de dengue em Piracicaba neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito. Com um crescimento de 52,5% em relação a 2013, o cronograma de arrastões da Secretaria teve início no dia 19 de julho.
Em 2013, segundo balanço da secretaria, foram realizados – entre 17 de agosto e o final de janeiro deste ano – 40 arrastões, sendo 18 aos sábados e outros 22 coordenados pelas equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Para este ano serão 61 eventos – 35 pelos PSFs e 26 aos sábados – até o final do mês de março de 2015.
