Pontos turísticos de Piracicaba serão apresentados em Libras durante circuito gratuito
Informações sobre os principais pontos turísticos de Piracicaba serão apresentadas com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), gratuitamente, em uma caminhada de cerca de 1 km, no sábado, 16/11, a partir das 15h. O ponto de encontro é o Museu da Água. A atividade, denominada CáxaraLab Circuito Inclusivo, uma Caminhada de Aprendizagem, é aberta a todos os interessados e integra o 1º CáxaraLab Festival de Economia Criativa, que ocorre no município entre os dias 14 e 23 de novembro. A programação completa, composta por oficinas, rodas de conversa, entre outras ações, está disponível em www.caxaralab.com.br. Em caso de chuva, a caminhada fica suspensa.

Museu da Água é um dos pontos turísticos do roteiro do CáxaraLab Circuito Inclusivo, uma Caminhada de Aprendizagem (Sabrina Franzol)
O trajeto do Circuito Inclusivo acontece às margens do rio Piracicaba, com duração prevista de no máximo duas horas. Após o Museu da Água, os participantes serão direcionados para a passarela pênsil e Engenho Central. Na sequência, a caminhada continua rumo à Casa do Povoador, com finalização no largo dos Pescadores. Informações sobre estes principais pontos turísticos do município serão passadas pela educanda de guia de turismo e jornalista piracicabana Sabrina Franzol. A interpretação em Libras será feita por Andréia Scherer, intérprete de Libras há seis anos, atuando, principalmente, na área educacional.
De acordo com Sabrina, o Circuito Inclusivo nasceu com base em um dos princípios norteadores da Economia Criativa, a inclusão social. “O turismo é algo mágico, que diverte e, ao mesmo tempo, ensina e provoca reflexões, portanto, todos, sem exceção, devem ter a possibilidade de ‘turistar’. E turismo não significa apenas viagens longas ou ao exterior. Um breve passeio em um local desconhecido é fazer turismo e isso pode proporcionar inúmeros aprendizados”, explica a idealizadora da atividade.

A educanda de guia de turismo e jornalista Sabrina Franzol e a intérprete de Libras Andréia Scherer (Oscar Bigaram)
Ela comentou, ainda, que a intenção é que os participantes, em contato com os patrimônios da cidade, percebam a importância de cada local e o quanto a preservação deles é de responsabilidade da sociedade toda. “O cuidado com aquilo que faz parte da nossa história é essencial para que ela, a história, não se perca”, afirma.
SERVIÇO – CáxaraLab Circuito Inclusivo, uma Caminhada de Aprendizagem. Dia 16/11 (sábado), às 15h, no Museu da Água (Avenida Beira Rio, 448). Atividade com interpretação em Libras. Participação gratuita. Informações: (19) 98117-5710 (WhatsApp).
