A ponte que vai ligar os bairros Santa Fé 1 e 3, na rua Manoel Ocanã, está na fase de aterro. As obras foram prejudicadas pelas chuvas dos últimos dias e retomadas agora. A construção se dá em parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o governo do Estado de São Paulo – por meio da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado (CDHU) -, com investimento de R$ 1,097 milhão, e vai beneficiar aproximadamente 3.000 moradores da região. O novo acesso vai encurtar o caminho entre os bairros, que hoje é feito pela avenida Frei Francisco Antonio Perin.

Construção da ponte está em fase de aterro: dependendo das chuvas, pavimentação deve ocorrer em março

O anúncio da construção da ponte foi feito no final de setembro, pelo prefeito Barjas Negri. De acordo com informações da Emdhap, foi realizada a terraplanagem do local, depois a fundação em pedra rachão, colocada laje em concreto, instaladas as aduelas e construído o muro de arrimo de gabião, além de um pré-aterro. Agora, após uma trégua das chuvas, é feita a continuação do aterro. Aproximadamente 60% da obra estão concluídos. Se as chuvas não voltarem, a pavimentação deve começar em março.

“A obra contempla um trecho aproximado de 150 metros, incluindo a passagem sobre um córrego, e vai beneficiar muitas famílias que vivem na região do Santa Fé e também os prestadores de serviços, que precisam se deslocar pelos bairros. Vai otimizar o tempo dessas pessoas e ainda gerar economia”, avaliou Barjas.

Vista da obra da rua Manoel Ocanã, no Santa Fé 1, que vai ligar à rua Maria Dorizotto Frasson, no Santa Fé 3

A construção é executada com aduelas de concreto, o que a torna mais rápida, prática e econômica. A ponte vai ligar a rua Manoel Ocanã, no Santa Fé 1, à rua Maria Dorizotto Frasson, no Santa Fé 3. Hoje, para se deslocar da Manoel Ocanã à rua Maria Dorizotto Frasson, de carro, os moradores têm de percorrer uma distância de cerca de 2,6 km.