A Prefeitura de Piracicaba concluiu as obras da ponte que liga os bairros Campestre (Piracicaba) e São Benedito (Saltinho), na Zona Rural. A construção, que cedeu após as chuvas do primeiro trimestre deste ano, é utilizada por moradores das duas cidades, para transporte de estudantes e também escoamento de cana-de-açúcar, entre outros produtos. A obra é uma parceria entre as duas prefeituras e recebeu investimento de aproximadamente R$ 30 mil.
A execução das obras foi de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema). De acordo com Waldemar Gimenez, titular da Pasta, a ponte tem extensão de 10 metros de comprimento por 5 metros de largura, com 2.50 metros de altura. Foram feitas as cabeceiras dos dois lados, incluindo as alas, com eucalipto tratado.
Já na parte inferior, foram utilizadas placas de concreto armado, confeccionadas por equipes da Sema. Elas medem 10 cm de espessura, 1 metro de altura e têm 5 metros de comprimento. Esse sistema evita erosão e diminui a manutenção das cabeceiras. No local foram instalados travesseiros, que servem de suporte das linhas do piso da ponte. “Antigamente fazia-se a parte inferior com madeira, mas durava menos, já que fica em contato com a água”, descreve Gimenez.