A ponte do Mirante, “Irmãos Rebouças”, terá duas faixas sentido Centro/Vila Rezende e uma faixa sentido Vila Rezende/Centro interditadas neste domingo (13), das 7h às 18h. A interdição se deve a construção da nova ponte, que é edificada ao lado. A rota alternativa proposta pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) é pela avenida Renato Wagner e pela ponte do Shopping.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a interdição ocorrerá pois, no local, um guindaste alçará trilhas e treliças para a execução das obras da nova ponte que, assim que concluída, tem como objetivo auxiliar no tráfego da região, estimado em 50 mil veículos por dia.

Além de auxiliar no tráfego, a nova ponte vai servir como mais um ponto turístico da cidade. Ela terá duas torres de 28m de altura que darão sustentação a estaios e, em cima destas torres, será construído um mirante, com capacidade de atender 200 pessoas. Para acessar este observatório, os usuários terão um elevador panorâmico e, por exigência de normas de segurança, o mirante terá uma escada de emergência.

Assim que a obra for concluída, será possível criar de um sistema binário Centro/Vila Rezende e vice-versa, semelhante às pontes do Lar dos Velhinhos e do Shopping Center Piracicaba. A ponte velha terá sentido Vila Rezende – Centro, diminuindo de 4 para 3 faixas de rolamento, o que tornará possível o aumento da largura da calçada em 2m.

Com a construção da nova ponte haverá a abertura do canteiro central, possibilitando o acesso direto da avenida Beira Rio, sentido Vila Rezende. Esta nova opção de saída deverá melhorar muito a fluidez da rua Tiradentes, onde se concentra boa parte do tráfego de saída do centro da cidade.

Esta intervenção consta no Plano de Mobilidade Viária e dará à região melhoria considerável no tráfego de veículos, principalmente para os moradores da Vila Rezende, Nova Piracicaba, região Norte (Santa Terezinha) e de municípios vizinhos (São Pedro, Charqueada e outros) que utilizam diariamente a via com sua única ponte.

RAIO-X DA OBRA Ponte em concreto 236 metros de extensão 10,5 metros de largura 2 metros de calçada 3 pistas Duas torres a 28m de altura que darão sustentação a estaios Em cima destas torres será construído um mirante, que poderá receber 200 pessoas. Seu acesso é por elevador panorâmico e, também, haverá escada de emergência