Foi finalizada hoje, sexta-feira, 20/10, a obra de reconstrução da ponte do Casarin, localizada no bairro Monte Branco, na divisa com o município de Saltinho. A passagem já havia sido liberada para os motoristas ontem, quinta-feira, 19/10, e a obra teve duração de três semanas.

A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), responsável pela restauração e conservação de 148 pontes rurais de Piracicaba, trabalhou na obra desde a primeira semana de outubro, quando a antiga ponte foi demolida. A reconstrução constava na programação, pois a ponte estava danificada após as fortes chuvas que atingiram a região no primeiro semestre deste ano.

Para fortalecer a estrutura da ponte, a equipe utilizou o dobro de cabo de aço utilizado na última reconstrução, em outubro de 2022, somando cerca de 250 metros de cabo. Toda a reconstrução também é feita com eucalipto tratado e a ponte tem sete metros de extensão por quatro de largura.

Durante a interdição e reconstrução da ponte, a passagem pela estrada Aniceto Cogo (PIR 017W) não foi prejudicada, pois a equipe da Sema construiu um desvio lateral com tubulação, a fim de não prejudicar a população que utilizava a ponte.

ESTRADAS – Na última semana, de 9 a 11/10, a Sema fez manutenção em seis estradas rurais. Foram concluídas as limpezas de vegetação nas estradas do bairro Floresta (PIR 264), Almeida (PIR 246) e Pau Queimado (PIR 007W).

O material lajão britado foi aplicado nas estradas PIR 024, no bairro Godinhos, e PIR 007W, no bairro Pau Queimado. A equipe também realizou manutenção com motoniveladora nas estradas PIR 246 e PIR 018/260, localizadas no bairro Zuin.

Nesta semana, de 16 a 20/10, a equipe deu início às manutenções com lajão britado em estradas dos bairros Nova Suíça (PIR 264), Monte Branco (PIR 017W) e Tamandupá (PIR 017N). No bairro Floresta, foi concluída a manutenção com motoniveladora na PIR 18/260.

Motoniveladora da Sema passando em cima de ponte de madeira
A Sema é responsável pela restauração e conservação de 148 pontes rurais de Piracicaba
Motoniveladora da Sema passando em cima de ponte de madeira
Sema trabalhou na obra desde a primeira semana de outubro