A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), finalizou as obras de recuperação na cabeceira da ponte de ferro localizada no bairro de Ártemis. Os trabalhos foram iniciados no mês de fevereiro com a proibição de circulação de veículos e ônibus pelo local. Hoje (29), no período da manhã, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) estará liberando o local para o tráfego de veículos. As obras foram executadas pela empresa Bema Engenharia e Construção com investimento de R$ 15 mil.

A obra foi necessária porque foi detectado um buraco na laje da ponte de aproximadamente dez centímetros e que em pouco tempo se transformou em 20 centímetros. Uma prancha de aço de meia polegada foi colocada para evitar a evolução da deterioração da laje até o serviço ser licitado.

Para sanar o problema foi erguido andaime embaixo da ponte para romper parte da laje e fazer a retirada de todo o concreto solto. Em seguida foi realizada a limpeza, colocado reforço de ferragem e iniciada a concretagem acelerando a liberação da ponte para a comunidade. A passagem de pedestres não foi prejudicada já que a população pôde atravessá-la normalmente utilizando a passarela para pedestres.

Tombada em 7 de março de 1999 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), a ponte é referência para o distrito. Fazendo a ligação entre a SP-304 e Rodovia Piracicaba-Ártemis foi concluída em 1915. Construída por iniciativa da Baronesa de Rezende possui quatro metros de largura por 80 metros de comprimento. Em 1962, com a desativação do ramal ferroviário, passou a ser utilizada para o tráfego de veículos.