Portal do Município de Piracicaba

Polo Santa Teresinha reabre e traz solução para atendimentos na região Norte

Com a reabertura do Polo, população busca resolver pendências de forma mais rápida, sem precisar se deslocar até a sede ou a Prefeitura

Por CCS / Publicado em 26/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Reaberto em 1º de agosto na rua Nagib Ismael, 104, o Polo Santa Teresinha do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba tem registrado significativo crescimento nos atendimentos, refletindo a conscientização da população sobre a oferta de serviços da autarquia para a região Norte da cidade, facilitando o acesso aos serviços da autarquia que antes eram acessados somente na Sede (bairro Alto) ou no T2 da Prefeitura (centro).

A imagem mostra a fachada de um prédio com uma placa luminosa que diz "semae Polo Santa Terezinha Leitura Simultânea". Há um portão branco de metal aberto, revelando uma entrada com uma porta de rolo. Na frente do portão, há cones de trânsito laranja e duas motocicletas. Um poste de luz está à esquerda da entrada, com uma placa de trânsito circular com a letra "E" dentro e a inscrição "VEÍCULO OFICIAL" abaixo. Uma árvore frondosa com folhas verdes cresce à direita da entrada. O céu está azul e ensolarado.
Atendimento do Semae no Polo Santa Teresinha fica na rua Nagib Ismael, 104

Nos últimos três meses, o Polo Santa Teresinha registrou 2.299 atendimentos: 602 em agosto, 767 em setembro e 930 em outubro. A demanda tem sido impulsionada na procura pela resolução de pequenas pendências, como solicitação de segunda via de conta, religação, corte a pedido, acerto cadastral e parcelamento de conta.

Na mesa da frente, uma mulher com blusa preta e cabelo preso em um coque está sentada, entregando papéis para um homem com camisa azul clara e jeans. Ao lado da mesa, há uma lixeira preta. Um pouco mais atrás, em outra mesa, uma mulher com blusa azul clara está sentada em frente a um computador, conversando com um homem com camisa preta e jeans. Atrás deles, há um arquivo de metal cinza. No fundo, entre as duas mesas principais, há uma impressora multifuncional sobre um armário cinza. O chão do escritório é revestido com azulejos quadrados de cor creme. Há também uma extintor de incêndio vermelho na parede, perto da primeira mesa.
Moradores da Região Norte aprovaram a reabertura do Polo Santa Teresinha

A operadora de caixa, Rosana Araújo Silva Porto, de 37 anos, esteve na tarde desta quarta-feira, 26/11, para verificação de cobrança da conta e aprovou a reabertura do Polo. “Liguei no 0800 do Semae e peguei mais informações sobre meu problema e comentei se era na sede, no Bairro Alto, que resolvia, e me disseram que o Polo estava funcionando. É muito bom não precisar pegar ônibus para ir até o outro lado da cidade”, apontou.

A imagem mostra um escritório com quatro pessoas em três mesas diferentes, todas sentadas em cadeiras de escritório giratórias. Na mesa da frente, uma mulher com cabelo preto comprido está sentada de costas para a câmera, olhando para um monitor de computador. Ela usa uma camisa azul clara e jeans. Ao lado dela, outra mulher, vestida com uma blusa marrom sem mangas, está sentada de frente para a câmera. Ela está segurando algumas cartas ou cartões na mão direita e um saco rosa na mão esquerda, parecendo estar em meio a uma transação ou entrega. Uma impressora está posicionada atrás das duas mulheres. Mais atrás, em outra mesa, uma mulher com cabelo preto preso em um coque está sentada de costas para a câmera, olhando para um monitor de computador. Ela usa uma camisa preta e jeans. Ao lado dela, sentada de frente para a câmera, está uma mulher com cabelo preto, vestida com uma blusa laranja e calça preta. Ela está apoiada na mão e parece estar conversando com a pessoa à sua frente. Um grande cartaz com o logotipo "SEMAE" está fixado na parede de vidro ao fundo, indicando que este pode ser um escritório de atendimento ao cliente ou administrativo. O chão do escritório é revestido com ladrilhos de cor creme e há uma grade de ventilação no chão. A iluminação é artificial, vindo de luminárias no teto.
Rosana Araújo durante atendimento no Polo Santa Teresinha

Rosemeire Vitti, de 51 anos, também resolveu seus problemas no Polo de Santa Teresinha. “Vim verificar uma cobrança, fui muito bem atendida e o problema foi resolvido”, destacou.

A mulher, vestida com uma blusa laranja e calça jeans, está em pé em frente a um grande painel informativo com o logotipo da SEMAE. Ela segura alguns papéis nas mãos. O painel contém instruções para solicitação de serviços, documentos complementares para cada tipo de serviço e informações sobre a Tarifa Social com 50% de desconto. Há também um aviso sobre o horário de almoço, indicando que o atendimento é interrompido pontualmente às 12h e retorna às 13h. Números de telefone e WhatsApp para contato estão exibidos na parte inferior do painel. O ambiente parece ser um escritório ou balcão de atendimento público.
Rosemeire Vitti teve seus problemas resolvidos no Polo Santa Teresinha

O Polo, aberto em 2008, atendia cerca de 1.200 pessoas/mês até 2013, quando foi transferido para o novo endereço, onde alcançou 2.200 usuários mensais antes de ser fechado devido à pandemia em 2020. Agora, após cinco anos, o serviço retorna com um compromisso renovado em oferecer soluções ágeis e eficientes aos moradores de Santa Teresinha.

Ronald Pereira, presidente do Semae, ressaltou a importância de levar serviços públicos mais perto da população. “Isso fortalece a cidadania, reduz burocracias e promove inclusão social, especialmente em áreas mais distantes. O atendimento local facilita a resolução de problemas e melhora a qualidade de vida”, afirmou.

ATENDIMENTO – Atualmente, a região de Santa Teresinha conta com 66 mil ligações de água, o que reforça a importância da reabertura deste polo que, entre os principais serviços oferecidos estão: religação, alteração de titularidade, negócio de débitos, pedido de corte, alteração de local de hidrômetro, entre outros. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Além do Polo Santa Teresinha, o Semae também atende pessoalmente a população em sua sede à rua XV de Novembro, 2.200, Bairro Alto (fone: 19.3403-9611) e no Térreo 2 (T2) do Centro Cívico que fica à rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 16h.

O Semae também disponibiliza o atendimento digital por meio dos seguintes canais: WhatsApp 24h: (19) 3403-9608; Central 24h: 0800 772 9611; Disque 115 (somente telefone fixo); Site: semaepiracicaba.sp.gov.br; e AgênciaWeb: agenciaweb.semaepiracicaba.sp.gov.br.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.