Portal do Município de Piracicaba

Policlínica Santa Terezinha recebe cabine de biossegurança para exames que detectam doenças pulmonares

Por Comunicação Social / Publicado em 15/07/2022
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Policlínica Santa Terezinha vai receber entre os dias 18 e 22/07 e nos dias 25 e 26/07, das 8h às 16h, cabine de biossegurança para realizar exames de espirometria, que auxiliam no diagnóstico preciso de doenças pulmonares crônicas. A ação é uma parceria da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Boehringer Ingelheim, que vai realizar os exames. A expectativa é atender 180 pacientes da Rede Municipal que estão aguardando pelo exame. A Policlínica Santa Terezinha fica na rua Dino Bueno, 565.

“Essa é uma parceria muito importante para a nossa Rede, em especial nessa retomada com a flexibilização das medidas sanitárias devido à pandemia, pois muitos diagnósticos ficaram represados”, afirma o secretário de Saúde Filemon Silvano.

Durante a pandemia, a avaliação para diagnóstico preciso de doenças pulmonares passou a ser recomendada apenas em casos extremamente necessários, atrasando o diagnóstico de doenças respiratórias como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), popularmente conhecida como enfisema pulmonar. Com o retorno dos exames, a cabine é uma opção mais segura para a realização do exame.

A cabine de biossegurança, projetada pela Boehringer Ingelheim, tem como objetivo criar uma proteção extra para todos os envolvidos no processo do exame. Equipada de tecnologia de alta performance com dois filtros (HEPA e Ulpa) que permitem eliminar 99,9% de vírus e bactérias, purificando assim todo o ar que entra e sai da cabine em apenas um minuto.

A espirometria é um exame em que o paciente assopra em um aparelho para medir a sua capacidade e a função pulmonar, podendo disseminar aerossóis, que podem conter micro-organismos como bactérias, vírus da gripe e o coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

"A cabine promove isolamento e a filtragem microbiológica do ar exalado protegendo técnicos, médicos, demais pacientes e profissionais de saúde da contaminação por vírus, bactérias e outros agentes que causam doença respiratória”, explica o especialista em pneumologia e tisiologia, Dr. Marcelo Gervilla Gregório, um dos responsáveis pelo projeto, em parceria com a Boehringer Ingelheim.

PROGRAMA ABRAÇAR – A cabine de biossegurança para espirometria foi apresentada no congresso Americano de Tórax (ATS) em 2021, e que foi citada na lista de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) faz parte do Programa AbraçAR, uma iniciativa da Boehringer Ingelheim do Brasil na prestação de serviços à saúde respiratória brasileira. Desde 2012, a companhia realiza gratuitamente, em parceria com secretarias municipais, estaduais e instituições de saúde, exames de espirometria de acordo com a solicitação e a autorização dos serviços, além de promover programas de capacitação de agentes e profissionais de saúde.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.