A Policlínica de Santa Teresinha Dr. Antonio Haddad Dib realizou, em 2019, um total de 16.410 atendimentos entre exames especializados, cirurgias eletivas, consultas médicas pediátricas/adolescentes e para idosos, bem como atividades terapêuticas em grupo, o que representa uma média de 1.367 por mês. Em 2018, foram 15.791 atendimentos.

A unidade iniciou suas atividades em 2008 para realização de exames de média complexidade, como broncoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva alta, laringoscopia e prova ventilatória. Realiza também cirurgias eletiva, tais como pequenas cirurgias, cirurgias plásticas, cauterização peniana, freioplastia e postectomia. Atende ainda em especialidades pediátricas/adolescentes questões cardiológicas, neurológicas e pneumológicas.

O secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, lembra que a Policlínica está em Santa Teresinha, mas atende a população de Piracicaba como um todo, realizando exames complementares de diagnóstico e procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. “É também um serviço voltado à população idosa, que necessita de cuidados especiais”, disse o secretário.

Além do volume de exames e pequenas cirurgias, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso (NASI) realizou 3.417 consultas às pessoas com sequelas de acidentes vascular cerebral não acamados, doenças neurológicas degenerativas, parkinson e demências, instabilidade postural e multifarmácia, que precisam de profissionais especializados em doenças psicomotoras, que costumam se desenvolver junto a esse público-alvo.

Houve ainda 2.219 atendimentos nas atividades em grupo de Lian Gong, coordenado pela fisioterapeuta Ana Paola Negri. Os exercícios com a técnica chinesa, que visa equilíbrio integrado, psíquico e corporal, é aberto a toda a população da Região Norte e chega a reunir até 200 pessoas por mês nos período mais quentes do ano.