As obras para a construção do prédio que vai centralizar as atividades do Instituto de Criminalística – IC e do Instituto Médico Legal – IML na cidade foram retomadas no mês passado. A expectativa é de que a unidade seja entregue até agosto.
A iniciativa faz parte do projeto de aprimoramento da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo e tem a parceria da Prefeitura, que doou a área de 1.500 metros quadrados, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco s/nº para a construção da unidade de 600 metros quadrados orçada em R$ 676 mil, que está sendo custeada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A Polícia Técnico-Científica engloba o IC e o IML especializados em elaborar prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. Nesse sentido, o Instituto de Criminalística é voltado para a constatação de provas para elucidação de crimes e o IML realiza exames de constatação de ferimento e necropsia.
Atualmente em Piracicaba, tanto o prédio do IML quanto o do IC estão em situações precárias sem infra-estrutura para a execução de suas atividades, o IC funciona em um prédio alugado pela prefeitura no Centro e o IML, no Cemitério Municipal da Vila Rezende.
A construção da unidade é muito importante para a cidade e faz parte das reivindicações encaminhadas no ano passado pelo prefeito Barjas Negri ao governo do Estado para melhorar as condições de atendimento da população e o esclarecimento de crimes e infrações.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública informou que serão criados mais 12 institutos nos próximos meses, dez no interior, incluindo Piracicaba e outros dois, em São Paulo.