Agentes de saúde e da dengue passaram por aproximadamente 1.500 casas nesta segunda-feira, 21/11, na região dos bairros Vila Sônia e Parque Piracicaba (Balbo), na abertura das ações da Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Com slogan "Todos podem participar na eliminação do mosquito na sua casa, no local de trabalho, no seu bairro e na sua cidade", as atividades acontecem até o próximo sábado, 26/11, em Piracicaba. Amanhã, 22/11, das 8h às 16h, equipe do PMCA estará no Terminal de Integração do Vila Sônia, realizando abordagens orientativas e educacionais junto à população.
Conforme explicou o coordenador do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), Sebastião Amaral Campos, o Tom, as visitas às residências na região norte reuniram cerca de 50 agentes de saúde em parceria com a empresa Helpinsect – contratada pela Prefeitura para ações de combate à dengue na cidade. "Estas equipes estão passando nas casas para executar a retirada de criadouros, colocação de larvicida e orientação educativa, mostrando à população a melhor forma de controlar a proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A intenção é que estes agentes visitem 1.500 residências por dia, pelo menos, até o próximo sábado", disse.
Agente de dengue faz verificação de possíveis focos de dengue em residências da região Norte
É importante lembrar que as atividades de combate ao Aedes estão sendo intensificadas na Região Norte já que ela concentra 842 dos 1.438 casos confirmados de dengue na cidade. "Intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para a eliminação de potenciais criadouros existentes, realizar a nebulização ambiental, para eliminação de insetos infectados e mobilizar a população na adoção de medidas para evitar criadouros nas residências é primordial para o combate à dengue", reforçou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.
As demais ações da semana serão a promoção de exposição sobre dengue e animais peçonhentos pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) junto ao CRAS Algodoal (Centro de Referência da Assistência Social). A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) também participará com ação de nebulização – para eliminação de mosquitos adultos – e de limpeza e retirada de criadouros em córrego que corta a comunidade Pereirinha, no bairro São Jorge.
Agente de saúde aplica produdo em caixa d'água para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue
Além da Secretaria de Saúde, à qual o PMCA está vinculado, os parceiros desta ação são o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e da HelpInsect, empresa contratada pela Prefeitura para ações de combate à dengue na cidade.
PREVENÇÃO – O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.
Cerca de 1500 casas receberam a visita de agentes de saúde no primeiro dia de ações de combate a dengue