A Secretaria de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), inicia neste sábado, 06/04, nova campanha educativa e de orientação à população com foco no combate à dengue. Das 8h às 12h, equipes de agentes de saúde estarão nos semáforos com faixas alertando para a doença e distribuirão aos motoristas e pedestres informativos com orientações importantes sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades acontecerão em dois cruzamentos da Armando de Salles Oliveira, um na rua XV de Novembro e outra com a Avenida Torquato da Silva Leitão.
Ainda para este sábado, 06/04, as ações do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) retornam à região Leste da cidade. Das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue vai passar pelos bairros Santa Rita, Jardim São Francisco e adjacências, tendo como ponto de encontro a USF São Francisco (Rua Uchôa, 488); além disso, o Departamento de Atenção Básica (DAB), estará com agentes de saúde no bairro Alvorada e adjacências. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue estará nos bairros Morumbi, Jardim Noiva da Colina, Vila África, Jd. Santa Isabel, Jd. Petrópolis, Jd. Piracicabano, Jd. Virgínia, Reserva Imperial, com ponto de encontro em frente ao Tiro de Guerra (rua Anhanguera, 362).
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:
– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.
– Eliminar focos de água parada;
– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Limpar sempre as calhas dos canos;
– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
– Não deixar acumular água em pneus;
– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.