Técnicos do Programa Municipal de Controle do Aedes (PMCA), da Secretaria de Saúde, iniciam nesta terça-feira, 24/09, no anfiteatro da Secretaria de Educação – Rua Cristiano Cleopath, 1902, Bairro dos Alemães, das 09h às 12h – o processo de capacitação dos 253 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Departamento de Atenção Básica (DAB), que atuam nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USF). Serão três dias consecutivos para treinar todos os profissionais, se estendendo até o dia 26.

“Esse trabalho de capacitação e sensibilização dos profissionais é desenvolvido anualmente”, disse Sebastião Amaral de Campos, o Tom, coordenador do PMCA. “É um momento em que orientamos e tiramos as dúvidas dos agentes novos e ajustamos a conduta de trabalho das equipes com base em experiências acumuladas ao longo dos anos anteriores nas visitas residenciais.”

De acordo com o Tom, a meta é aperfeiçoar o trabalho coletivo. “Mesmo diante das informações constantes da imprensa sobre a evolução dos casos de Dengue registrados na cidade – só este ano já foram confirmados até o momento 2274 casos, com 2 óbitos –, os criadouros continuam sendo os mesmos de sempre: pratos de vasos, ralos externos, inservíveis guardados irregularmente e calhas”, explicou.

A capacitação faz parte também da estratégia definida pelo governo municipal para este ano, de realização no mês de outubro de um Dia D de Combate a Dengue – envolvendo as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social –, quando toda a cidade será mobilizada em uma força-tarefa de alerta sobre os perigos da dengue, inclusive de morte pela doença.