Deve ter início neste semestre a construção de uma nova base comunitária de segurança para atender os bairros Bosques do Lenheiro e Mário Dedini. O contrato com a RDE Construtora, ganhadora da licitação, será assinado com a Prefeitura nos próximos dias.
A construção do prédio na Avenida Aloísio Batista da Silva, 206, entre os dois bairros, com investimentos de R$71.553,00 ficará a cargo da Prefeitura e faz parte da proposta de governo do prefeito Barjas Negri para atender a população local estimada em cerca de 13 mil pessoas. A nova base terá 73 metros quadrados, contará com sala de atendimento para o público, banheiros, vestiários e copa.
O próximo passo é o comando da PM estabelecer se o funcionamento seguirá o padrão das outras seis bases existentes na cidade ou se o modelo será de um posto policial, que se diferencia pelo número de policiais que irá atender a população.
As seis bases comunitárias de segurança do município foram reabertas pela PM em Piracicaba em junho de 2005, após permanecerem fechadas por três anos. A medida era uma reivindicação antiga de moradores dos bairros, que reclamavam principalmente de furtos e roubos.
Atualmente, conforme a Associação de Moradores do Bosques do Lenheiro, os principais problemas de segurança na região ficam para o vandalismo contra o patrimônio público e as invasões e ameaças no transporte coletivo.
O presidente da Associação de Moradores do Bosques do Lenheiro, Rogério Nocera, disse que a iniciativa está sendo bem recebida pela comunidade. “A base deverá reduzir problemas com vandalismo e ameaças a motoristas de ônibus”, disse.