Foi realizada na última quarta-feira (dia 22), no bairro Eldorado, a plenária do Orçamento Participativo e Plano Plurianual (2018/2021) com os representantes e moradores da região Leste. Cerca de 25 pessoas representaram a Associação dos Moradores Parque Residencial Eldorado (Ampre), e os bairros Terra Rica, Perdizes Garça, Eldorado I e II, Cecap e Campo Grande.

A reunião OP PPA é realizada pelo secretário municipal de Finanças, José Admir Moraes Leite e pela coordenadora do Orçamento Participativo, Dagmar Schiavi. Também teve a participação de técnicos da secretaria de Finanças, Centro de Informática, Governo e do vereador Pedro Kawai.

Todas as plenárias se iniciam com apresentação do Plano Plurianual (2018/2021) elencada pelo secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite. Ele explica sobre como é construído o orçamento público e quais as leis que o regem. O PPA é a tradução do plano de governo, ano a ano e o município elabora duas leis seguindo as diretrizes estabelecidas, que são a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tem a função de orientar e a Lei Orçamentária Anual, que é o orçamento em si e é a lei executora. Leite também explicou sobre o envio das propostas. “Importante ressaltar que a população participe efetivamente das plenárias, e envie três (3) propostas impreterivelmente até o dia 29/03, porém, devemos ressaltar que nem todas entrarão na elaboração do Plano”.

Para preencher o formulário o contribuinte deve acessar o cadastro pela internet pelo site www.ppa.piracicaba.sp.gov.br, até o dia 29 de março/17. Quem não possui acesso à internet procurar os centros de educação digital para preencher o formulário.

Finalizado o período de inclusão de propostas, começam os trabalhos de avaliação, sistematização e validação, que culminarão em Projeto de Lei, e será enviado à Câmara de Vereadores até 31 de maio, data em que também será divulgado o PL.

Na plenária do OP, representantes da Associação do Eldorado (Ampre) tiveram participação massiva e entregaram uma extensa pauta à representante do OP. Na discussão houve diversas solicitações deverão ser encaminhadas ao PPA (2018/2021). Na pauta estão incluídas a execução da ciclovia totalizando a extensão da avenida Rio das Pedras (Entre o bairro Sol Nascente e Cecap), jardinagem e urbanismo em canteiros, rotatórias e praças da região, construção de um barracão para abrigar a Escola de Samba Ekyperalta, construção de CASE, construção de centro esportivo com estrutura para modalidades esportivas,construção de parque infantil com brinquedos na rua Biriba Mirim, construção de anexo no Varejão Cecap, providenciar uma secretária para o PSF, reforma da AMPRE, reforma do reciclável no Eco Ponto, Sinalização em diversas vias, construção e canalização de pedestres no Terminal Cecap, reforma geral nos alambrados e colocação de gramas em toda área pertencente a escola Francisco Kronka, reformas na pista de skate, no campo de areia e construção de rampa de acessibilidade.

As próximas regiões que receberão as plenárias são

Região Rural

Dia 27 de Março