Com reunião marcada para hoje (3), a Prefeitura dá seqüência às plenárias do Orçamento Participativo (OP). Nesta etapa serão atendidos representantes da Região Sul. As plenárias também acontecerão nos dias 4, 5, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho, sempre das 19h às 21h. Posteriormente, será atendida a Região Leste.

As reuniões serão semelhantes às anteriores, atendendo a população em nove etapas, recebendo sugestões e indicações da comunidade para o Orçamento Participativo 2007, além de prestar contas, incluindo o que já foi executado e o que está em andamento.

A comissão do Orçamento, coordenada pelo gerente Dorival José Maístro, estará hoje, na primeira reunião que acontece no Centro Comunitário do Parque 1º de Maio, com representantes de associações de moradores dos bairros Nova América, Jardim Elite, Água Branca, Caxambu, 1º de Maio, Serra Verde, Jardim Oriente, Terra Nova, Jardim Astúrias e Bosque da Água Branca.

Amanhã (4), serão atendidos no Centro Comunitário da Paulicéia líderes da Paulista, Jardim Esplanada, Jardim Paulista, Nova Paulista, Bairro Verde, Vila Verde, Higienópolis, Jardim Califórnia, Ari Coelho e Jardim Colonial.

Na quarta-feira (5), são esperados, no Varejão do Parque dos Eucaliptos, representantes do Jardim Costa Rica, Belvedere, Jardim Paraíso, Morada do Sol, Parque dos Eucaliptos, Jardim das Flores, Jardim São Paulo, Monte Líbano, Minas Nova e Quinta de Santa Helena.

As próximas reuniões serão nos dias 10 de julho, no Centro Comunitário do Cecap; 11 de julho, na creche do Jardim Alvorada; 12 de julho, na creche do Jardim Petrópolis; 17 e 18 de julho, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e 19 de julho no restaurante Arapuca.

A comissão, que atende estas comunidades, é formada por representantes de 14 secretarias municipais divididas entre titulares e suplentes. As titulares são as secretarias de Transportes Internos (Semutri), Saúde, Educação, Desenvolvimento Social (Semdes), Obras (Semob), e Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

As suplentes são formadas pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento (Sema), Esporte Lazer e Atividades Motoras (Selam), Administração (Semad), Governo, Ação Cultural, Trânsito e Transportes (Semuttran) e Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).

Conforme informação de Maístro, a comissão está fazendo balanço das demandas pleiteadas por bairros, na Região Norte, que foi a primeira a ser contemplada com as plenárias, sendo que o maior número de pedidos foi segurança e a ronda efetiva.

Reivindicações da Região Norte:

· Vila Fátima: reforma na cobertura do solário do berçário da creche, aumento de profissionais na Unidade Básica de Saúde (médico e dentista).

· Santa Rosa: reforma da quadra da escola, construção de uma quadra poliesportiva, remodelação do sistema viário da avenida Brasília, iluminação nos finais da ruas.

· Mário Dedini: construção de Centro Cultural

· Vila Fátima: aumento da capacidade da caixa d’ água e do coletor tronco

· Algodoal: reforma do Centro Comunitário, da quadra poliesportiva no Clubin, limpeza do córrego Guamium.

· Nossa Senhora Aparecida: fazer calçamento nas proximidades da Secretaria da Fazenda, abertura de rua para ligar os bairros Nossa Senhora Aparecida ao Mário Dedini.

· Vila Industrial: Reforma do Centro Comunitário, instalação de farmácia municipal e ronda escolar, cobertura da quadra poliesportiva, profissional na área de dentista para o PSF, construção de centro de lazer, centro cultural, pista de skate, pista de caminhada, reforma do PSF II, calçada na área de lazer e regularização das casas do CDHU, projeto ambiental no córrego Guamium.

· Santa Terezinha: construção do Centro Comunitário na Vila Sônia, varejão, Ronda Escolar, complemento da alça da SP 308.

· Parque Orlanda: construção de calçada da avenida.

· Parque Piracicaba – Balbo: reforma da creche, implantação de área de lazer ao lado do Centro Comunitário, reforma do alambrado da creche e do campo de areia, reforma do forro do Centro Comunitário.

· Monte Rey: construção de Centro Comunitário.

· Bela Vista: ampliação do espaço físico da creche, adequação das escolas para portadores de necessidades especiais, transformação do canteiro central da avenida Euclides Figueiredo em praça, instalação de biblioteca na Escola Municipal de Educação Complementar (Emec), implantação da creche.